domingo, 19 de julho de 2009

ROSEANA MANDA APREENDER AMBULÂNCIA EM AÇAILÂNDIA – PARTE II

E por fim, faço um apelo: senhor Secretário Raimundo Cutrim, pelo amor de Deus! Mande devolver o carro da Hemomar para Açailândia.

Foi com este apelo que o deputado Alberto Franco (PSDB), destacou seu pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado, do dia 16 de julho (quinta-feira).

Pronunciamento:
Quero fazer um apelo: nós precisamos, o Maranhão, nós políticos, nos desprender dessas concepções pequenas, isso é típico do Maranhão. Agora mesmo Deputada Helena Heluy, o Secretário de Segurança do Estado do Maranhão mandou apreender um veículo que foi construído exclusivamente para transportar sangue na cidade de Açailândia. É um Montana, coberta, com refrigeração, que não cabe ninguém, a não ser o motorista, só. Quem anda no carro é o motorista, o carona não pode andar porque tem um instrumento de controle de temperatura.

O Secretário de Segurança mandou arrancar, prender no pátio da Secretaria de Segurança o único veículo que transporta sangue de Imperatriz para Açailândia, com a finalidade de salvar vidas.
Agora o carro está na porta da delegacia sob a alegação de que o carro estava sendo usado indevidamente, o que me parece mais uma perseguição, não ao prefeito, mas à sociedade açailandense, ao povo de Açailândia.

O delegado foi à noite, sem nenhuma elegância, atropelando inclusive a ordem legal das coisas, quando poderia ser feito através de uma requisição, de um procedimento administrativo correto.

Então me parece que as pessoas estão mais preocupadas em fazer esse tipo de truculência, de atrocidade, de abuso de poder, do que com as coisas que podem construir uma nova realidade para o povo do nosso Estado. Então aproveito e faço um apelo, não ao Secretário de Saúde, me parece que o Secretário de Saúde não determina nada na Saúde em relação a isso, mas ao Secretário de Segurança, nosso colega Raimundo Cutrim, que devolva o carro porque o carro não serve para nada a não ser para transportar sangue. Lá em Açailândia não tem Unidade Transfusional, então, se tiver uma pessoa na UTI para uma cirurgia e precisar de sangue urgente, a pessoa vai morrer porque não tem um veículo para transportar o sangue de forma adequada.

Eu faço um apelo, não ao Ricardo, que já fiz ao deputado Ricardo Murad que devolva o carro, mas me parece que ele não teve força, autoridade suficiente para determinar que Secretário devolvesse. O Secretário de Segurança, por sua vez, disse estar cumprindo um processo administrativo de uma auditoria, da Diretora do Hemomar, que é a mesma que atuou no governo passado, mas sem nenhuma justificativa.
Então nós estamos presos a essas coisas porque o prefeito é do PSDB, quer dizer, puni-se o poço por questões político-partidárias de grupo. Eu também não vou fazer o apelo à Governador Roseana Sarney, porque não sei se ela tem autoridade sobre o Secretário de Segurança, mas parece que não tem.

Está tudo bem demonstrado, nós estamos vivendo o que nós vivemos há pouco tempo no Governo Jackson Lago.

E por fim, faço um apelo: Senhor Secretário Raimundo Cutrim, pelo amor de Deus! Mande devolver o carro da HEMOMAR que estava a serviço do povo de Açailândia para transporte de sangue, porque o carro não serve para outra coisa a não ser transportar sangue, nem passageiro carrega, só o motorista, nada justifica.

Açailândia não tem unidade Transfusional de sangue de sangue, se precisar de sangue na UTI, as pessoas vão morrer, porque a HEMOMAR não tem motorista, não tem combustível, não tem nada. Foi feito um convênio com a prefeitura para que o prefeito assumisse o veículo, pagasse o motorista, manutenção e combustível, para fazer uma política que é do Estado.

Então, fica em nome do povo de Açailândia este apelo ao Senhor Secretário, não o Secretário de Saúde, que não manda, não resolve essa questão, já falei com ele pessoalmente, mas ao Secretário de Segurança, o senhor Raimundo Cutrim, por favor, em nome do povo, das vidas que pode ser acabadas e ceifadas em uma UTI, devolva o carro da HEMOMAR que não serve para nada, a não ser para transporte de sangue.

Opinião do Blog
Primeiro, preciso esclarecer ao deputado Alberto Franco que a situação se torna mais grave ainda, em função de que, Açailândia não possui nenhuma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. E quando há a necessidade de internação de pacientes em UTI’s é necessária a remoção desses pacientes para a cidade de Imperatriz – muitos chegam sem vida àquela localidade, que fica a 70 quilômetros de Açailândia.

A governadora Roseana Sarney, está começando muito mal a sua campanha de reeleição, digo com relação ao município de Açailândia, que mesmo sem nenhum registro de feitos de suas administrações anteriores na cidade, sempre lhe deu uma expressiva votação e em todas as eleições saiu vitoriosa. A governadora afastou-se para tratamento de saúde no início do mês de junho, deixando um legado infernal para as prefeituras, que foi o estorno de todos os convênios firmados pelo o então governador Jackson Lago. Claro que alguns desses convênios foram fraudulentos, prática usual do desgoverno pedetista.

Agora, Roseana Sarney, no dia em retorna aos trabalhos, já realiza esta verdadeira lambança, mandando prender ambulâncias no interior do Maranhão. É uma péssima maneira de se fazer política, principalmente se pretende candidatar-se a reeleição no ano que vem.

È evidente que a supervisora do Hemomar em São Luis, deva estar consubstanciada de muitas provas para tomar tal decisão, caso contrário é uma “louca varrida”. Já o Secretário Raimundo Cutrim, que recebe ordens direta da governadora Roseana Sarney, pelo visto, apenas seguiu as denúncias da tresloucada supervisora.

Qualquer gestor em sua sã consciência jamais mandaria apreender um veículo de extrema necessidade, como é ambulância de transporte de sangue cedida ao município pelo governo, em pleno exercício da prestação do serviço.

O veículo foi apreendido na porta do Hospital Municipal quando se preparava para atender a solicitação de bolsas de sangue provenientes de Imperatriz, através dos médicos Dr. Valberto Cunha Sousa, Dr. Omert Albert Jurado, Dr. Roberto Carlos Reategui, Dr. Valter Luiz Vieira e Drª. Juliana dos Santos.

Enfim, se há irregularidades, precisam ser apuradas e os culpados que respondam a processos administrativos ou até mesmo paguem com suas demissões. Por outro lado, Governadora, é de uma tremenda irresponsabilidade esse tipo de tomada de decisão, visto que, a atingido não está sendo o prefeito, a prefeitura de Açailândia ou o funcionário que possa ter desviado a função do veículo, mas sim os usuários do SUS, que pagaram por essa ambulância através dos seus impostos.

No mesmo dia da apreensão do veículo, vários pacientes deram entrada no Hospital Municipal de Açailândia em estado grave e com necessidade de sangue. Coube ao Secretário de Saúde do Município, Juliano Roldi, encontrar o “jeitinho brasileiro”, ou seja, improvisar – usando caixas de isopores e gelo, conseguiu o transporte de sangue da cidade de Imperatriz para Açailândia, podendo com isso salvar vidas. Se porventura, houvesse óbitos, todos seriam creditados a irresponsabilidade da supervisora do HEMOMAR em São Luis, Geraulina Mendonça de Castro, do Secretário de Segurança, Raimundo Cutrim e principalmente, a governadora Roseana Sarney.

É melhor continuarmos rezando para que fatalidades como as que costumam ocorrer na BR-010 e BR-222, como as que aconteceram na curva da morte, não ocorram nesse período – mortes por falta de sangue serão inevitáveis.

Cabe também ao povo de Açailândia, apelar à governadora Roseana Sarney, que tome uma providência imediata e devolva a ambulância do povo de Açailândia, que é o real proprietário da transformação dos seus impostos em saúde pública.

FONTE, BLOG SEM SENSURA WILTON LIMA..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE