quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

INVENCOES QUE MUDARAM O MUNDO!!.


1. Imprensa: sem dúvida, ao lado da energia elétrica, essa foi a invenção mais poderosa e influente de todas, pelo alemão Johannes Gutenberg, em 1462. Antes dela, o conhecimento ficava restrito à pequena elite de religiosos, políticos, intelectuais, e pessoas ricas que tinham acesso aos livros manuscritos. A imprensa também tornou possível o ensino básico e revolucionou a ciência, através das revistas; a comunicação social de massa, através dos jornais e folhetos, e até a religião, através da Biblia, o primeiro livro impresso. Assim, podemos dizer que essa foi a "mãe" de todas as outras invenções importantes do milênio, pois as influenciou indiretamente, ao possibilitar o enorme crescimento da ciência e das tecnologias.

2. Energia elétrica: Desenvolvida prodigiosamente a partir da invenção revolucionária da lâmpada elétrica de filamento, pelo prolifico inventor americano Thomas Alva Edison, em 1879 (uma inovação tão simples e onipresente que muita gente não imagina o impacto que teve sobre a humanidade) a distribuição da energia elétrica praticamente transformou uma sociedade que vivia e trabalhava apenas durante o dia, em uma sociedade que funciona 24 horas por dia. Imaginem o que isso significa em termos de expansão das oportunidades educacionais, de trabalho e de lazer. Criou-se um setor industrial totalmente novo, que teve como motivação original a iluminação pública, mas que posteriormente passou a influenciar todos os setores da atividade humana (inclusive as demais invenções de impacto do milênio, que funcionam à base de eletricidade), envolvendo movimento, calor, propulsão, transmissão de informações, computação, etc.) Basta imaginar o que aconteceria se Campinas ficasse 24 horas sem energia elétrica&

3. Trans básica do transistor. Algumas pessoas colocam o microchip em uma categoria à parte, tal a sua importância.

4. Computador digital: Outra invenção que está revolucionando praticamente todos os aspectos da sociedade. Mas, ao contrário da imprensa, é muito recente (início da década dos 40s), pois ainda não atingiu todos os povos e todas as pessoas de forma direta. Por estar na sua infância, o seu impacto tende a ser imensamente maior do que a imprensa, principalmente por permitir invenções derivadas, como a Internet, a multimídia, a TV e as telecomunicações digitais, os CDs, os aparelhos domésticos "inteligentes", os bancos de dados, e muito mais. O computador é o "motor" das economias pós-industriais, ou da chamada "sociedade da informação", ou "economia baseada no conhecimento".

5. Motor a vapor: inventado pelo escocês James Watts, em 1765, deu origem à Revolução Industrial, ao substituir o trabalho mecânico dos músculos de homens e animais, do vento e das águas, principais geradores de energia e movimento até então. Levou diretamente a duas grandes revoluções no setor de transportes, as ferrovias e as embarcações a vapor, e à criação de setores industriais novos inteiros, que se fiavam antes no trabalho manual (indústria têxtil, por exemplo) ou em formas ineficientes de aproveitamento de outras formas de energia física (os moinhos de grãos alimentares, por exemplo). A Revolução Industrial, por sua vez, transformou radicamente a economia e a sociedade, em pouco mais de um século.

6. Motor a explosão: influenciado pela descoberta do petróleo e de sua exploração em grande intensidade e de baixo custo, o motor de explosão inventado pelo alemão Rudolf Diesel em 1892, modificou vastamente a maneira como funcionam as sociedades modernas. Substituiu de maneira muito mais compacta, eficiente e barata o motor a vapor, e levou ao desenvolvimento das indústrias automobilística e aeronáutica, e que, por sua vez, constituem o maior "motor" das economias da era industrial.

7. Telégrafo: A primeira invenção que permitiu a comunicação entre as pessoas a grandes distâncias, foi feita pelo empreendedor americano Samuel Morse, em 1837. A possibilidade de enviar notícias e mensagens quase que instantâneamente entre dois pontos quaisquer do mundo mudou praticamente tudo na humanidade: os jornais, a guerra, os relacionamentos sociais, o comércio e a indústria, a velocidade de propagação das novidades e modas, e muito mais. Também não teria existido sem a eletricidade. Foi a Internet da era vitoriana!

8. Telefone: Inventada simultaneamente por várias pessoas, a telefonia deve sua existência ao americano Alexander Graham Bell, em 1876, que, como Edison, iniciou praticamente sozinho um dos maiores setores econômicos da era industrial.



Primeiro telefone desenvolvido por Graham Bell
(Fonte: National Museum of American History)

Primeiro telégrafo receptor desenvolvido por Samuel Morse
(Fonte: N (começou para valer há menos de 5 anos), e a que mais têm interrogações quanto ao seu impacto na sociedade. Mas já dá para perceber que é a invenção mais rapidamente adotada em toda a história, tendo atingido mais de 200 milhões de pessoas nesse curto período de tempo (comparativamente, o telefone demorou mais de meio século para chegar a esse nível). Tudo indica que será a mais impactante de todas as invenções, mais ainda do que a imprensa, inclusive pelo efeito que está tendo sobre o comércio eletrônico, o e-business.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE