sexta-feira, 6 de agosto de 2010

açailandia: garota de (09) anos mestrua pela primeira vez.


AÇAILANDIA – Um fato curioso aconteceu  em um hospital de açailandia! Um um pai de família preocupado com sua filha de apenas (09) anos de idade que já começou a menstruar prematuramente, o editor deste blog foi atrás das respostas, e descobriu que isso e normal, veja o que diz um dos maiores especialista em ginecologia do Brasil. Entrevistado pelo Dr. Dráuzio Varela.


Dráuzio A primeira menstruação, que nós médicos chamamos de menarca, marca o início da vida reprodutiva da mulher. Em que idade ela costuma ocorrer?


Nilo Bozzini – A partir dos nove anos, a menina começa a ter os primeiros sintomas, mas é entre os nove e o quatorze anos que costuma ocorrer à primeira menstruação. Algumas demoram um pouco mais, porém esse atraso não significa que sejam portadoras de alterações endócrinas que mereçam atenção. Às vezes, isso cria certa expectativa nas famílias – Minha filha já deveria ter menstruado – que nos procuram para saber se devem tomar alguma providência, encaminhar a garota para algum exame. Quase nunca é necessário. Está absolutamente dentro da faixa de normalidade a menina que menstrua entre os nove e os quatorzes, quinze anos.


Dráuzio Você falou em sintomas que antecedem a primeira menstruação. Quais são eles?


Nilo Bozzini – Os seios começam a crescer e ocorre a pubarca, ou seja, pêlos aparecem na região pubiana.


Drauzio Parece que no século passado as mulheres começavam a menstruar muito mais tarde do que menstruam hoje. Existe explicação para isso?


Nilo Bozzini – Não existe. Alguns casos muito precoces são vistos como patológicos (por exemplo, a menina que menstrua com seis ou sete anos de idade) e requerem providências de caráter hormonal e cuidados para que seu crescimento não seja prejudicado.


Drauzio Como as mães se portam nessa fase da vida das meninas?


Nilo Bozzini – Às vezes, as mães passam certos temores para as filhas, quando mencionam, por exemplo, as dores ou o incômodo que sentiram ou sentem no período menstrual e acabam criando certa ansiedade nas meninas. “Como será minha menstruação?” é a pergunta que elas se fazem temendo repetir a experiência materna.
Na verdade, a conduta acertada seria mostrar que a fisiologia menstrual faz parte da vida da mulher e só desaparece com a menopausa. Como pai que sou, permito-me contar como agimos com nossas duas filhas: a primeira menstruação simbolizou o início de nova etapa da vida e elas receberam um presente nesse dia.


Drauzio Especialmente nas camadas mais pobres da população, muitas vezes as mães não se sentem à vontade para conversar com as meninas sobre menstruação. De repente, elas são surpreendidas por um sangramento que não sabem interpretar e se assustam. Com que idade esse assunto deve ser tratado com as meninas?


Nilo Bozzini – Não é só nessa camada social. Às vezes, pessoas de classe social diferenciada também não conversam sobre sexualidade com as filhas. O ideal seria que o diálogo fizesse parte do contexto familiar e, numa fase anterior à primeira menstruação, a menina fosse orientada a respeito das transformações que ocorrerão: o crescimento dos seios (característica marcante nesse período de desenvolvimento), a mudança de postura e de visão da vida, a menstruação.
É importante, porém, que a mãe saiba dosar as informações e o nível de exigências. Não adianta querer que uma menina de treze anos se comporte como uma moça de vinte, nem o contrário.

fonte: Dr. Drauzio Varela. veja aqui  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE