quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Autoridades Bolivianas estao cobrando proprinas de estudantes Brasileiros

E o consulado Brasileiro em Santa Cruz de La Sierra nada faz em favor dos estudante! veja a nota enviada ao blog pela comunidade Brasileira na Bolívia.

Nós da comunidade brasileira (450 mil em toda a Bolívia e 10 A 15 MIL SOMENTE NA CIDADE DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA.), os quais cursamos ensino superior na cidade de Santa Cruz de la Sierra- Bolívia, nos sentimos lesados, e sem apoio nenhum da representação consular do nosso país, tendo em vista que o cônsul defende não os interesses dos imigrantes brasileiros que aqui residem e sim os interesses da corrupção governamental desse país. O que inclui especificamente;
*Cobrança de taxas abusivas de tramites para obtenção de vistos estudantis, taxas essas que NÃO são cobradas á imigrantes bolivianos em nosso país (Brasil).
*Pagamento de propinas á Polícia Nacional boliviana, tendo o Senhor Cônsul conhecimento de tal fato, sendo que se não há o pagamento das propinas, os policiais que representam o governo boliviano, dificultam a retirada de documentos necessários para a obtenção do visto estudantil, o que acarreta inclusive, perseguição policial aos imigrantes que se recusam á efetuar o pagamento dessas propinas.
*Processo de tramitação de vistos Estudantis exageradamente longos, - 30 a 40 dias somente para obtenção de documentos necessários para a SOLICITAÇÃO do visto, obviamente com o pagamento de propinas, a qual nos vemos obrigados a pagar, pois se não há o pagamento, a demora se extende a um ponto que temos inclusive que pagar MULTAS POR ATRASO!?!?!, depois da retirada desses documentos, e dada a entrada á dita solicitação, temos que esperar mais 30 a 40 dias, também com pagamento de propinas pelo mesmo motivo anteriormente citado, sendo que ainda nesse caso há agravantes na falta de pagamento das tais propinas. Ao solicitar o visto, nosso documento de viagem (passaporte) fica em posse da imigração, e ao fim desses 40 dias, se não pagamos “taxas extras”, nosso documento pode ser “perdido” propositalmente, o que nos obriga mais uma vez a acatar as exigências dessas autoridades corruptas.
*Todo esse processo, nos dá direito á um visto temporário estudantil de somente 1 ano, sendo que desse um ano gastamos em media 3 meses para a obtenção do visto e mais 3 meses para a obtenção do novo, pois se o processo não se inicia antes do vencimento do visto em vigência, temos que pagar uma multa no valor de aproximadamente R$6.00 por dia de atraso, ou seja, temos um visto estudantil de 6 meses, sendo que em geral os cursos de ensino superior cursados por nós brasileiros leva em média 5 a 6 anos.
*Taxas aeroportuárias também abusivas, para estudantes que possuem visto estudantil, somente para deixar o país são obrigados a pagar o valor aproximado de R$100.00, fora as taxas de embarque habituais e legais do aeroporto.
Todas essas reclamações foram diversas vezes enviadas ao conhecimento do nosso representante consular aqui na cidade de Santa Cruz, porém nenhuma providência foi tomada a nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE