O porquê da ausência de Lula no almoço de Obama

Por Sandro Araújo
Do Poder Online, no IG

Original do Poder Online:

A história da ausência do ex-presidente Lula ao almoço em homenagem a Barack Obama, no Itamaraty, começou em março de 2010.
Durante a visita da secretária de estado, Hillary Clinton, ao Brasil, Lula e o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, decidiram abrir o diálogo com o novo governo dos Estados Unidos dando prioridade às reivindicações comerciais do Brasil e, sobretudo, à insistência de ferrenha defesa de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.
Na ocasião, um diplomata norte-americano comunicou a Amorim, com todas as letras, que Obama só viria ao Brasil depois de Lula deixar o poder.
Obama cumpriu à risca a promessa. E Lula, agora, respondeu dando bolo no almoço.
Outro detalhe: o ex-presidente, até hoje, deve a Ahmadinejad explicações quanto ao caso da libertação da francesa Clotilde Reiss, negociada por Lula, e cuja contrapartida do francês Nicolas Sarkozy – exigida pelo iraniano e garantida pelo brasileiro – nunca chegara a Teerã.
Logo ficaria um pouco chato para aqueles que mais sustentam a imagem de líder mundial que Lula almeja, o ex-presidente aparecer em foto descendo louvores a Obama.

Um comentário:

  1. Um presidente que defende um bandido igual este presidente o Irã um monstro terrorista, acho que ele é igual a ele ou pior, elemento igual este preseidente do Irã deve sentar na cadeira eletrica, ai vem este lula indiota fazer beicinho pro Lider mundial Obama, ainda bem que ele saiu do mandato mesmo, parabens duilma está indo bem demais.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE

Tecnologia do Blogger.