quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Serra Pelada: Um Pesadelo para os Garimpeiros!


Serra Pelada Anos 80

De acordo com o blogueiro Frederico Luiz Veja Aqui, o garimpo de Serra Pelada localizado no município de Curionópolis-PA, que no inicio da década de (80) viveu o grande ciclo da produção de OURO do Brasil, novamente pode se transformar em um grande eldorado da riqueza.

Muitos pais de família nos anos (80), ficaram ricos da noite para o dia, outros perdeu sua vida em busca de um sonho nunca alcançado! Pois o sonho de "banburrar", ou seja, ficar rico,  nunca aconteceu! E muitos que foram em busca de um sonho, jamais retornaram ao seu lar.

Nos anos (80), a produção de ouro em Serra Pelada, era feita de forma manual, onde milhares de garimpeiros trabalhavam igual formiguinha, carregando sacos de cascalhos de dentro da grande “cava”, até a superfície da terra, para ser lavado e extraído o metal precioso.

Depois de um trabalho árduo e muito complexo, onde a dificuldade de produção de ouro de forma manual se complicava a cada dia, o ex-presidente da republica Fernando Collor de Melo, resolveu em uma canetada fechar o garimpo.

Depois da decisão do ex-presidente Collor, começou ai uma trajetória difícil entre os garimpeiros, que era a de reaver os recursos do suor de seu trabalho, que ficaram retidos nos cofres da caixa econômica federal, e ate hoje os garimpeiros nunca receberam o que tinha direito.

Políticos como o ex-presidente Lula, e o atual ministro de minas e energia Edson Lobão, transformou a luta dos garimpeiros, em um palanque eleitoral, para tirar proveito da miséria dos garimpeiros, onde a cada dia era anunciada pela imprensa, uma falsa promessa, de que os garimpeiros iriam ser beneficiados, mais um conto de fada  para enganar os garimpeiros.

Hoje com os trabalhos mecanizados por uma grande mineradora, que recebeu autorização do governo para explorar a área, dificilmente os garimpeiros que são os verdadeiros donos da “mina”, vão receber sua parte da produção de ouro de Serra Pelada.

Pois todos é sabedores, que no Brasil, a corrupção estar visível em todas as decisões políticas, onde só quem tem vez são os mafiosos, e o povo é sempre colocado em segundo plano.

E com certeza, essa grande produção de ouro de Serra Pelada, jamais vai trazer beneficio aos garimpeiros! Anotem ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE