Os cuidados com as pirâmides disfarçadas de marketing de rede!

Por Nilton Sumiu
 Açailãndia - Hoje venho alertar aos leitores do Blog, sobre a propagação de um esquema já bastante conhecido. Esquema esse, feito por algumas empresas que na expectativa de vender seus produtos, muitos até de péssima qualidade! Montam uma estratégia intitulada de Marketing Multinivel (MMN), que na verdade, não passa de uma Pirâmide! E pra quem não sabe, Pirâmide é crime tanto no Brasil, como na maioria dos outros paises! e a mesma só serve para lesar as pessoas em detrimentos de poucos.

Eles se aproveitam na maioria das vezes, de pessoas desinformadas,  que se encontram fragilizadas financeiramente falando, desempregadas, e sem nenhuma perspectiva de vida. Aparti daí, eles chegam até você prometendo milagres financeiros em sua vida!  Tome muito cuidado ao tentarem lhe convencer a entrar nesse esquema.

Já fui convidado por vários colegas, para participar de reuniões promovidas por uma empresa recém chegada na cidade! Onde segundo os mesmos, estão ganhando bastante dinheiro de forma bem fácil! Muitos até na esperança de me convencer,  mostram-me  seus extratos bancários recente, para provar que estão faturando alto.

Como não sou de acreditar em dinheiro fácil, logo elogio a pessoa, e o incentivo a continuar no negocio, mais que não conte comigo para tal.

Lembrando a todos, que se você está se sentindo bem no negocio, que siga em frente! Você não é obrigado a concordar comigo! Esse é apenas o meu ponto de vista.

Aproveitando, veja abaixo um vídeo feito pela TV Globo, onde mostra uma cidade da Bahia, que teve quase metade da população enganada pelos aproveitadores.

Em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, mais de 13 mil pessoas foram enganadas pelo velho golpe da pirâmide financeira. Muita gente deu todo o dinheiro que tinha e não viu o retorno esperado.
Pirâmides modernas e disfarçadas Com o advento da internet novos tipos de esquemas apareceram e esquemas antigos se modernizaram.
Uma das chaves usadas hoje por muitas destas fraudes é a lenda que na internet se pode tudo. Aparecem diariamente propostas de negócios do tipo "monte um site e vire milionário" ... ou "mande milhões de e-mails e venda de tudo faturando milhões". Isso tudo se baseia em pressupostos falsos mas aparentemente "sólidos", exatamente como os tradicionais esquemas a pirâmide usavam argumentos aparentemente sólidos (até matemáticos !) mas efetivamente falsos.
Em tempos mais recentes os esquemas a pirâmide, freqüentemente, são disfarçados como sistemas de "Marketing Multi Nível" (MMN) ou "Marketing de Rede". Em alguns casos até utilizam, para sua difusão, alguns dos conceitos e métodos (oportunamente desvirtuados, de forma sutil) deste sistema de marketing, mas sempre mantendo de forma mais ou menos disfarçada as características de "pirâmide" acima indicadas. Nestes casos o "produto" vendido pelo sistema de MMN raramente tem um valor próximo de seu preço real e mais raramente ainda é o verdadeiro e principal foco do negócio e da suposta renda gerada pelo "sistema". Veja no site o capítulo sobre Marketing Multi Nível (ou Multi Level Marketing - MLM).
Um caso emblemático que vale a pena mencionar foi o que aconteceu na Albânia entre 1996 e 1997. Neste período naquele país, que estava tentando sair de anos de crises econômicas, e onde a população ansiava por crescimento e riqueza, surgiram uma série de "fundos de investimento" que funcionavam de forma piramidal com esquemas bem parecidos com o "de Ponzi" (veja em seguida).
Aproximadamente um sexto da população do país aderiu a estes esquemas, na esperança irracional que pudessem ser verdadeiros, até que tudo desabou (em questão de um ano aproximadamente).
Todo mundo perdeu seu dinheiro e o país inteiro literalmente quebrou, mergulhando numa crise econômica, política e social extremamente grave.
Tecnologia do Blogger.