Vulcão pode provocar Tsunami que atingiria o estado da Paraiba


As autoridades de emergência do arquipélago espanhol das Canárias elevaram para vermelho o nível de alerta por risco vulcânico na Zona de La Restinga, na parte oeste da ilha de El Hierro.
A decisão foi confirmada por representantes da segurança e emergência do Governo das Canárias, no último mês de outubro.
Na madrugada da sexta-feira (11), um sismo de magnitude 4,6 na escala Richter, o mais forte desde o início da crise sismovulcânica em julho, foi registrado em El Hierro, ilha do arquipélago das Canárias.
O instituto tecnológico e de energias renováveis de Tenerife revelou que a atividade do vulcão já elevou a temperatura da água no mar de Las Calmas em 11 graus.
A atividade vulcânica pode provocar um tsunami com capacidade de alcançar a Paraíba antes mesmo de atingir Fernando de Noronha.
A onda gigante atingiria, além da Paraíba, os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte em no máximo oito horas.
O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.
Equipes monitoram diariamente a atividade vulcânica, conforme mostra o vídeo abaixo gravado em 8/11/2011:
Tecnologia do Blogger.