27 de junho de 2012

O legado politico dos ex-prefeitos de Açailândia


O legado deixado pelos ex-prefeitos de Açailândia tem seus autos e baixos! Vamos narrar aqui nesse espaço um pouco da historia, a começar desde o governo do ex-prefeito Leonardo Lourenço de Queiroz, que foi a data em que esse (Blogueiro) que vos escrevem chegou a essa cidade maravilhosa.
Açailândia na época do primeiro governo Leonardo Lourenço de Queiroz.

Foi no primeiro governo de Leonardo Lourenço de Queiroz, que a cidade de Açailândia começou a trilhar os caminhos do desenvolvimento, mesmo com uma delegacia funcionando de forma precária utilizando as instalações de um antigo açougue na Rua do Campo, hoje Desembargador Tácito de Caldas, onde os presos eram algemados ao  ferro que  servia para colocar carne, mesmo com todas as deficiências da época, pois só existia asfalto na cidade no entorno do conjunto Comercial Galdino e setor Rodoviário, o resto era só poeira no verão, e lama no inverno. O ex-prefeito contraiu junto à Caixa Econômica Federal (CEF), um empréstimo para fazer todo o calçamento até hoje existente no centro da cidade,assim como a construção da praça do pioneiro, e a praça do hotel santa Maria, inclusive essas obras ficaram  marcadas na historia e biografia do ex-prefeito.
Açailândia na época do primeiro governo Ildemar Gonçalves.
O atual prefeito Ildemar Gonçalves, em seu primeiro governo recebeu a administração da cidade com pouca infra-estrutura, visto que naquela época só existia mesmo o calçamento em “bloquetes” do centro da cidade. Ildemar a época era aliado da família Sarney, e com isso, conseguiu através de convenio municipalizar a saúde do município, transformando o antigo Hospital da  FUNDAÇÃO SESP, no hoje Hospital Municipal de Açailandia, além disso, construiu o Estádio Municipal Pedro Maranhão, e transferiu a delegacia de policia que funcionava no antigo açougue da Rua do Campo, para o antigo prédio da exatoria de Açailândia, onde está até hoje! Assim como conseguiu transformar o antigo prédio da Cibrazem no hoje Colégio Isabel Cafeteira. Mas foi à doação de terrenos a famílias carentes, que Ildemar conseguiu seu maior destaque, implantando assim o que é hoje a Vila Ildemar. que é hoje o maior bairro do Maranhão. Mas o ex-prefeito  saiu do governo com seu nome manchado na historia, por ter deixado o funcionalismo com um atraso de (6) meses nos seus salários.
Açailândia na época do governo Deusdete Sampaio.
O único legado do governo Deusdete Sampaio foi os convênios que culminou com a construção de diversas escolas, como por exemplos, a escola Lourenço Galetti, Jurgleide Alves Sampaio,  dentre outras. No mas, a cidade padeceu com as irresponsabilidade de um governo fraco e inoperante, mergulhado em varios indicios de corrupção, e por não ter pulso firme, muito menos organização administrativa, foi apeado do poder em uma canetada certeira feita pela Justiça.
Açailândia na época do governo Gilson Santana.
O então prefeito Gilson Santana recebeu o governo todo sucateado, sem a mínima infra-estrutura! Conseguiu reorganizar a casa, colocar a folha de pagamento dos servidores em dia, assim como renegociar as contas dos fornecedores, e aos poucos normalizar a vida política da cidade. A obra mais importante executada no governo Gilson Santana foi à reabertura da Rua São Francisco,  ligando o centro com a Vila Bom Jardim, e a construção da primeira etapa da praça da bíblia, bem como a desativação do antigo "rabo da gata".
Açailândia na época do segundo governo Leonardo Lourenço de Queiroz.
Em seu segundo governo, já fragilizado politicamente, em consequencia dos processos de improbidade administrativa que o mesmo enfrentava na Justiça, numa época em que os políticos ainda não acreditavam em punição da justiça, o ex-prefeito ficou pouco tempo a frente do governo, não conseguindo com isso implantar nenhuma obra de impacto, salvo a compra do prédio próprio onde hoje funciona a prefeitura de Açailândia, que antes pagava-se aluguel, mesmo porquer,  o mesmo teve que passar quase que o tempo todo se defendendo na justiça. até  renunciar o mnadato de prefeito em favor da  sua vice.
Açailândia na época do governo Gleide Santos.
Essa foi uma dos piores momentos vivenciada pela população de Açailândia, pelo fato da instabilidade política da época, o (entra e sai de prefeito), onde a cidade anoitecia com um prefeito, e amanhecia com outro, fruto das disputas Judiciais, fora isso, em seu pouco espaço de tempo a frente do governo, a ex-prefeita Gleide Santos conseguiu fazer algumas obras de infra-estrutura, além de colocar os salarios do funcionalismo em dia.
Açailândia na época do governo Jeová Alves.
O entra e sai de prefeito culminou com a instabilidade que o povo de Açailândia jamais irá esquecer! Mas no pouco espaço de tempo a frente do governo, o ex-prefeito Jeová Alves, fez algumas obras de calçamentos no bairro laranjeiras, assim como concluiu o final da praça da bíblia, e Vila Capeloza. Como era época de eleição, Jeová abriu varias frente de trabalho, como operações “tapa buracos” e algumas pracinhas pela cidade na expectativa de ganhar a simpatia popular,  e transmitir a imagem de um prefeito “trabalhador”.
Açailândia no atual governo Ildemar Gonçalves.
O atual prefeito Ildemar Gonçalves, recebeu o governo todo decadente, e durante os seus dois mandatos consecutivos, tem procurado não cometer os mesmos erros do passado, pagando o funcionalismo rigorosamente em dia, sem contar que o mesmo tem feito varias obras de impacto que vão ficar para sempre na lembrança dos moradores de Açailandia, dentre as melhorias podemos destacar a ampliação do Hospital Municipal, construção e aparelhagem do centro cirúrgico, implantação do “Samú”, construção do ginásio de esporte da Vila Ildemar, criação e implantação do (SAAE), implantação de diversos programas de saúde do (SUS), doação de lotes as famílias carentes do povoado Novo Bacabal, serviços de calçamentos e asfaltamentos em  diversos Bairros e Povoados, tais como Vila São Francisco, Jardim America, Pequiá, Novo Bacabal, Vila Tancredo Neves, Vila Bom Jardim,Bairro do Jacú, Vila Maranhão, além de vários outros serviços que aos poucos vai colocando a cidade de Açailândia no verdadeiro caminho do desenvolvimento.
--- ---