sábado, 11 de agosto de 2012

Conheça o presidente mais "pobre do mundo" - Anda de Fusca e ainda doa 90% do seu salário

Seria uma boa se essa moda pegasse no Brasil.
José Mujica, presidente do Uruguai, doa 90% de seu salário, anda de Fusca e mora em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéu. Para ele o restante que sobra do seu salário (cerca de R$ 2.538,00) é o suficiente para se manter.


Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.
“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.

Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.

Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.
José Alberto Mujica Cordano (Montevidéu, 20 de maio de 1934) é um agricultor e político uruguaio, atual presidente da República Oriental do Uruguai eleito em 29 de novembro de 2009.

Já foi deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e, durante a juventude, militou em atividades de guerrilha, como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.

Mujica é casado com a também ex-militante Lucía Topolansky, sua companheira há quase 40 anos. Doa aproximadamente 90% de seu salário para o partido Frente Ampla e outro tanto para um fundo de moradia. Possui em seu nome apenas um Fusca do ano de 1987.

Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu. Passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.

Parabéns Mujica, se a moda pegasse teríamos outro Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE