segunda-feira, 30 de maio de 2016

A prefeitura de Açailândia transformou o que antes era um “elefante branco” em uma das UPA`s mais modernas do Maranhão

O que antes era considerado apenas “elefante branco”, ou seja, dinheiro público “jogado no lixo” a administração do prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), transformou o antigo "mercado" da Vila Progresso, em uma das UPA´s mais modernas do estado do Maranhão, e com isso, quando a mesma entrar em operação, vai trazer uma nova realidade no atendimento a população do município e da região.

A nova UPA estar Localizada na BR 222 Vila Progresso, ao lado do templo central da igreja evangélica assembléia de Deus/COMADESMA, a mesma já estar com as obras 100% concluídas, e em breve vai entrar em funcionamento em definitivo.

Em apenas (10) meses a frente da administração municipal, o prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB) alem de estar resgatando a credibilidade da maquina pública, estar transformando o município de Açailândia em um verdadeiro canteiro de obras, e os investimentos não para por ai, em todas as áreas já são percebidas as ações de um governo responsável e compromissado com seu povo.

O prefeito Juscelino Oliveira e a secretária de saúde do município Kerly Cardoso, estão ultimando os preparativos para colocar a UPA em funcionamento o mais rápido possível, e para isso, a administração estar providenciando os equipamentos necessários, e muito em breve será formado uma equipe técnica, para que a UPA entre em funcionamento definitivo.

A secretária de saúde do município Kerly Cardoso, destacou importância da nova unidade de saúde do bairro Vila Progresso. “Esta UPA vai atender à população e com isso, desafogar o atendimento do Hospital Municipal de Açailândia (HMA), que no momento se encontra sobrecarregado, e essa obra é de vital importância para melhorar a qualidade da saúde do município”, destacou a secretária.

COMO FUNCIONA?
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Com o objetivo de diminuir as filas nas emergências dos hospitais, as UPA´s funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, especialmente à noite e aos fins de semana, quando a rede básica e a Estratégia Saúde da Família não funcionam.  
.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Segundo o Ministério da Saúde, onde as UPAs 24h já estão em funcionamento, à necessidade do paciente buscar o atendimento em hospital foi reduzida em 96%. A implantação das unidades, classificadas em três diferentes portes, privilegia regiões metropolitanas com, no mínimo, 50 mil habitantes.  .

O projeto das UPAs 24h foi criado em 2002, a partir da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. As primeiras unidades foram inauguradas no ano de 2011.  E só agora graças à força de vontade e o empenho do prefeito Juscelino Oliveira, em melhorar qualidade da saúde do município, é que Açailândia conseguiu essa importante obra.


Veja abaixo as fotos..










Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE