26 de maio de 2016

Fotos da década de 1940 lembram Casa Branca 'destruída' por dentro

Depois de décadas de má manutenção, a Casa Branca, residência oficial do presidente dosEstados Unidos em Washington, teve seu interior destruído e reconstruído entre 1949 e 1952.
Interior da Casa Branca é visto completamente destruído durante a reforma na década de 1940 (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Interior da Casa Branca é visto completamente destruído durante a reforma no final da década de 1940 (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
O edifício foi construído entre 1792 e 1800, e estava em perigo de colapso no final da década de 1940, durante o mandato de Harry Truman. O então presidente foi obrigado a deixar a Casa Branca durante os 3 anos de reforma. O custo total do projeto de reconstrução foi de cerca de U$ 5,7 milhões.
Na época uma comissão no Congresso sugeriu a demolição do prédio para dar lugar a um novo, mas o presidente defendeu a permanência do projeto original. "Talvez fosse mais econômico do ponto de vista financeiro destruir o prédio para reconstruí-lo completamente", declarou Truman ao Congresso em fevereiro de 1949. "Ao fazer isso, no entanto, seria destruído um edifício de importância histórica no crescimento da nação."
O Arquivo Nacional dos Estados Unidos disponibilizam algumas imagens em seu flickrmostrando o processo de reconstrução da Casa Branca.
Operários no segundo andar do Salão Oval da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Operários no segundo andar do Salão Oval da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
Vista do lado nordeste da Casa Branca durante a reforma, 1950 (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Vista do lado nordeste da Casa Branca durante a reforma, 1950 (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
Reconstrução de escada no interior da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Reconstrução de escada no interior da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
Operário troca o piso de um dos salões da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Operário troca o piso de um dos salões da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
Interior da Casa Branca compeltamente destruído durante a reforma (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Interior da Casa Branca compeltamente destruído durante a reforma (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)
Foto feita no final de década de 40 durante reconstrução da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)Foto feita no final de década de 40 durante reconstrução da Casa Branca (Foto: National Archives and Records Administration/Flickr)