14 de junho de 2016

Hoje é 14 de junho: Dia Mundial do doador de sangue, a prefeitura tem um convite especial para você.

Hoje (14) de Junho, é comemorado o dia internacional do doador de sangue, e a prefeitura de Açailândia através da secretaria de saúde, convida a todos as pessoas interessadas em ser um doador, que todas as 4º feiras as 7:00 horas da manhã, uma VAN estará saindo do posto do Hemomar do Hospital Municipal de Açailândia (HMA), para levar e trazer os interessados até o Hemomar de Imperatriz.

Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes dos 60. Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.

No Brasil, a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, para a execução de cirurgias eletivas de grande porte e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como falciforme e talassemia, e também para o tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

QUEM PODE DOAR SANGUE?
Critérios Básicos para doação de sangue:

Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
- Não ter diabetes;

Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

Atenção:
Não esqueça seu documento de identidade original. Só será aceita cópia autenticada em cartório. Aceitamos Carteira de Identidade (RG), Carteira Profissional, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista ou Carteiras de Conselhos de Classe.

Lanche
O lanche oferecido após a doação irá auxiliar na sua hidratação, não deixe de fazê-lo. Ele é preparado com muito carinho especialmente para você que doou sangue.
Doe sangue e ajude a salvar uma vida.
“Consciência limpa é deitar a cabeça no travesseiro e ter a certeza de que fez o bem ao próximo e que o seu sangue agora corre nas veias de outra pessoa”.

Kerly Rodrigues Cardoso
Secretária municipal de Saúde.