quinta-feira, 11 de agosto de 2016

SERRA PELADA: UM SONHO QUE VIROU PESADELO

A Serra Pelada é uma serra brasileira localizada no estado do Pará. Se tornou muito conhecida durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localiza-se no município de Curionópolis ao sul do estado do Pará, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município.


"De 1980 a 1986, mais de cem mil homens garimparam quase 100 toneladas de ouro, e transportaram nas costas uma montanha de 150 metros de altura, onde hoje existe um lago de 140 metros de profundidade. A montanha que virou lago, abrupta passagem de céu e terra, fenda de sonhos sempre cercada de miséria, disputas e lendas."

Descoberta

Oficialmente a extração começou com um pequeno sitiante que ao cavar um pé de bananeira encontrou uma estranha pedra e ao mostra-la em um bar espalhou-se a noticia de se tratar de diamante. Em duas semanas já tinha garimpeiro do Brasil inteiro. A festa durou cerca de oito semanas quando a União interviu na área.

A história divulgada é de que a Serra Pelada, em 1976, quando um geólogo do encontrou amostras de ferro no sul do Pará. Em 1979, um garimpeiro encontrou ouro no local. O ministro de Minas e Energia, , fez o anúncio oficial da existência do metal em Carajás. A partir de 1980 levas de migrantes se deslocaram para o Pará e ocuparam o garimpo, que pertencia à fazenda Três Barras, propriedade de Genésio Ferreira da Silva.

Auge

Em 21 de maio de 1980, o governo federal promoveu uma intervenção na área, já ocupada por 30 mil garimpeiros. Áreas de lavra e garimpeiros foram registrados pela Receita Federal, e todo ouro encontrado deveria ser vendido à Caixa Econômica Federal. A intervenção foi comandada pelo militar Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió.

Em 1981, os depósitos de ouro na superfície se esgotaram, e a Vale tentou reaver a posse da área. Mas os interesses eleitorais (havia 80 mil garimpeiros na área) levaram o governo a fazer obras para prorrogar a extração manual.

Em 1982, o garimpo foi reaberto, e Curió foi eleito deputado federal. Curió tomou posse na Câmara em 1983 e propôs uma lei que dava permissão para que garimpeiros continuassem explorando o ouro de Serra Pelada por cinco anos. Em 1984, a Vale recebeu indenização de US$ 59 milhões pela perda da concessão da mina por quebra de contrato.


















Um comentário:

  1. cade o dinheiro da serra pelada dos garimpeiros que esperam ate hoje ?????

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE