sábado, 10 de setembro de 2016

ALERTA TOTAL: RIO TOCANTINS AGONIZA E PODE "SUMIR " DO MAPA SE NADA FOR FEITO.

Diretor da Fundação Rio Tocantins recebe apoio do presidente da Associação Comercial

 
O diretor-tesoureiro da Fundação Rio Tocantins – Memorial do Pescador, jornalista e ambientalista Domingos Cezar continua em sua luta em defesa do rio Tocantins, de seus afluentes, dos ecossistemas e mananciais de Imperatriz e região tocantina. O ambientalista cobra a estruturação da Diretoria Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, em Imperatriz.



Conhecedor profundo da bacia Tocantins/Araguaia, por ser filho de pescador e por suas expedições por esses rios, Domingos Cezar não se conforma com o governo do estado ter transformado a Diretoria Regional da SEMA em um simples posto arrecadador de licenças ambientais instalado agora em um shopping da cidade. 

“A SEMA, ao contrário, deveria estruturar ainda mais a Diretoria Regional, ampliar seu raio de ação, admitir pessoas para fiscalizar ações nefastas de madeireiros e fazendeiros em toda essa região, que vem provocando a morte riachos, de lagos, mananciais e ecossistemas da região tocantina”, diz o ambientalista, ressaltando que, “esse sim seria o papel que a SEMA deveria assumir com a causa ambiental”.

O ambientalista que há anos acompanha a situação do rio Tocantins e seus afluentes, afirma que as ações humanas vêm acelerando o assoreamento do rio nos últimos tempos e garante que, se não houver uma reação no sentido de replantar as áreas degradadas, bem como as matas ciliares dos lagos, lagoas e restingas e do próprio rio Tocantins, ele perderá sua navegabilidade nos próximos 20 anos.

Domingos Cezar vem colocando o problema, bem como a solução, para entidades e instituições. Ele esteve, inicialmente, na Academia Imperatrizense de Letras, entidade da qual é secretário; na Câmara Municipal de Imperatriz e por último se reuniu com a diretoria da Associação de Imprensa da Região Tocantina – AIRT. De todas essas entidades e instituições recebeu o apoio geral de seus pares.

Por último, o ambientalista recebeu apoio do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Hélio Rodrigues Araújo, que se disse disposto a entrar nessa luta, até mesmo participar da 8ª Expedição Alerta, rio Tocantins, marcada para o período de 12 a 15 de outubro. Hélio Rodrigues garantiu que há uma preocupação da classe empresarial com relação a esse problema, e disse que a entidade vai continuar a conversação com o ambientalista (Assessoria/FRT)

Um comentário:

  1. As autoridades tem que tomar uma atitude e deixar de ficar so nos discursos

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE