sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DURANTE O "OUTUBRO ROSA" EM AÇAILÂNDIA


A Prefeitura municipal de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde informa sobre a programação da campanha ‘Outubro Rosa’, que tem como principal objetivo, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A conscientização é uma das melhores formas de prevenção, por esse motivo, a secretaria de saúde do município de Açailândia, através do programa saúde da mulher, deu inicio hoje 14/10 a três pedágios, sendo dois realizados no centro da cidade, um na Vila Ildemar e outro no bairro Pequiá.

A realização dos pedágios é uma forma de informar conscientizar a todos, e tirar duvida das mulheres sobre a importância de se detectar precocemente o câncer de mama. A campanha vai se estender durante todo mês de outubro, atendendo uma determinação do prefeito municipal Juscelino Oliveira e da secretaria de saúde Kerly Cardoso. Disse a enfermeira Geaniny Poubel, coordenadora do programa saúde da mulher.

Segundo ainda Geaniny Poubel, a adesão ao programa “outubro rosa” faz parte de uma estratégia de saúde, que visa conscientizar a todos, sobre as necessidades de levar informações educativas  e  preventiva, a todas as mulheres do município e com isso, se evitar a proliferação do câncer de mama..

O “outubro rosa” de Açailândia estar sendo realizada em parceria com a subseção da OAB de Açailândia, e (CDVDH) Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. Secretaria de educação do município, (CRAM) Centro de Referencia e atendimento as Mulheres, e (COMDIM) Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo, e para conscientizar a população feminina e a sociedade Açailãndense sobre o problema prevenção e tratamento, a prefeitura de Açailândia através da secretaria municipal de Saúde, aderiu ao programa outubro rosa. Informou Kerly Cardoso, secretaria municipal de saúde do município.

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento popular do qual participam instituições governamentais, empresas e entidades da sociedade civil, como a ONG Américas Amigas.

O movimento pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de se realizar anualmente o exame preventivo a mamografia, para monitorar a saúde das mamas.

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde e Programa Saúde da Mulher estarão realizando ações de prevenção contra o colo de mama e colo do útero.
DADOS

Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

DETECÇÃO PRECOCE
Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica.

Já entre os 50 e os 69 anos são recomendados a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE