domingo, 11 de dezembro de 2016

PREFEITO DE AÇAILÂNDIA ENCOMENDA ESTUDO DE VIABILIDADE ECÔNOMICA COM OBJETIVO DE IMPLANTAR A PRIMEIRA USINA DE ETANOL DE BATATA-DOCE DO MARANHÃO

Açailândia - O município de Açailândia sai na frente, com o objetivo de implantar a primeira usina de biocombustível do maranhão, que tem como matéria prima à batata-doce o milho ou mesmo o sebo bovino no caso do biodiesel. O prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), encomendou os estudos de viabilidade econômica, que começou a ser feito no ultimo dia 07/12/2016.
Para isso, a executiva Mônica Araújo Lustosa da empresa Aldo Biodiesel de Tangará da Serra-MT, pioneira no seguimento de etanol produzido partir da batata-doce e milho, esteve em Açailândia entre os dias 7 e 10/12/2016, a convite do prefeito Juscelino Oliveira.
A executiva Mônica Araújo,  juntamente com técnicos da prefeitura, fizeram uma visita ao distrito industrial do Pequiá, além dos assentamentos do Novo Oriente Novo Bacabal, Califórnia e 50 bis. Para isso, a equipe recolheu amostra do solo para ser analisada em laboratório.
A batata-doce viável para produzir etanol, foi criada geneticamente pelo reitor da (UFT), Universidade Federal do Tocantins Marcio Silveira, em parceria com o engenheiro agrônomo Aldo Marcos da Silva. Os estudos sobre o projeto duraram doze anos, e hoje já é uma realidade no estado do Tocantins e Mato Grosso.
A empresa Aldo Biodiesel, já enviou para o município as cultivares, ou seja, as mudas geneticamente modificadas de batata-doce, que já foram plantadas em um viveiro do município, e caso os estudo indique que o projeto seja viável, serão distribuídas posteriormente aos produtores rurais.
A produção de etanol pela usina flex. é ecologicamente correta, pois diferente da de cana de açúcar, não polui o meio ambiente. Além disso, o subproduto gerado da extração do etanol é rico em proteína, podendo ser aproveitado na fabricação de ração para bovinos, suínos, aves, e peixes.
O intuito do prefeito Juscelino Oliveira, é fortalecer a agricultura familiar do município, gerando emprego e renda no campo, para isso, diversas audiências públicas serão realizadas em todo município, explicando detalhes do projeto, e depois, formar a cadeia de produção com os pequenos agricultores, a fim de abastecer à usina.
Para o prefeito Juscelino Oliveira, esse projeto veio em uma boa hora, uma vez que o município estar precisando de novos investimentos, e será uma nova alternativa que pode se tornar em médio prazo, um importante incremento não somente na economia do município, como em todo o Estado.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE