terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Prefeito eleito de Cidelândia estuda implantar usina de etanol de batata-doce no munícipio

Prefeito eleito de Cidelândia Fernando Teixeira (PMDB)
Cidelândia - O prefeito eleito de Cidelândia Fernando Teixeira (PMDB), em busca de alternativas para alavancar a economia do município, gerando emprego e renda, estuda a possibilidade de implantar uma Usina Flex de Produção de Etanol, que tem como matéria prima a batata-doce.

Caso o projeto se concretize, Cidelândia será o segundo município do maranhão que projeta  implantar essa tecnologia. Pois o primeiro a estudar essa possibilidade foi Açailândia, onde o prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB),  já encomendou um estudo de viabilidade econômica, que estar em andamento.

O projeto foi sugerido ao prefeito eleito de Cidelândia Fernando Teixeira, pelo representante da Aldo Biodiesel no maranhão Nilton Sezar Ferreira Barros. A Aldo Biodiesel é pioneira nesse seguimento, e detentora da tecnologia junto com o reitor da (UFT) Universidade Federal do Tocantins Marcio Silveira.

O prefeito se mostrou interessado em conhecer os detalhes do projeto, e marcou para o inicio de sua gestão uma audiência com a empresa Aldo Biodiesel, para analisar com detalhes a possibilidade de implantar em Cidelândia a segunda usina Flex de Etanol do estado do maranhão, que tem a batata-doce como matéria prima.

Os benefícios desse projeto são inúmeros, pois a Usina Flex pode ser montada tanto pelas prefeituras, bem como pela iniciativa privada. Além disso, o sub-produto gerado com a produção do Etanol, pode ser transformado em ração animal, por ser muito rica em proteína.

As usinas de Etanol flex. São construída com varias capacidade de produção partir de 3 mil litros dias, e produz Etanol tanto de batata-doce bem como de milho, sendo a batata mais viável economicamente que o milho. Cada tonelada de batata-doce produz-se 160 litros de Etanol e 150 kg de resíduos secos 300 kg de resíduos úmido, e 0,8 kg beta-glucano.

O Etanol de batata-doce que tem toda produção vendida exclusivamente para Petrobras, e com a venda garantida, beneficia em cheio a agricultura familiar gerando emprego e renda no campo. Para isso, a cadeia produtiva é formada em parceria com os  pequenos agricultores, que irão produzir a batata-doce geneticamente modificada, para abastecer a usina.

De acordo com o prefeito eleito Fernando Teixeira, “o município de Cidelândia precisa e muito de projetos e investimentos para alavancar a economia local, e no que depender de mim e da minha equipe, faremos de tudo para implantar o que for preciso para melhorar a vida do Cidelândense”. Disse o prefeito eleito.

O prefeito ressaltou ainda, a importância que traria uma usina de Etanol de batata-doce, uma vez que o município dispõe de um solo bastante fértil. Além disso, podemos ter excelente vantagem, pois iremos gerar emprego e renda para a população, além de desenvolver a economia do município e do estado. 

Informações sobre o projeto (99) 99122-7528 Nilton






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE