IFMA oferta 4.500 vagas em 28 cursos técnicos a distância Açailândia é beneficiada com curso

Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas podem escolher o polo presencial em 27 municípios. As inscrições vão até sexta (14/7)

  • Por Cláudio Moraes

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu inscrições para 28 cursos técnicos a distância, ofertados por 14 campi no estado. São 4.500 vagas destinadas a estudantes matriculados no 1º ou 2º anos do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos.

Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (14/7), exclusivamente na internet, através do link disponível no portal da Secretaria Estadual de Educação – órgão responsável pela seleção e pré-matrícula dos aprovados. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, respeitada a data de 14/07.
Após a seleção, os estudantes pré-matriculados receberão uma carta de encaminhamento (documento a ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec), via e-mail, na qual constarão os prazos e as informações para a confirmação de sua matrícula, que deverá ser feita – pelo aluno e de posse da carta – no campus do IFMA que irá coordenar o curso.
Para se inscrever nos cursos ofertados no polo de São Luís, clique aqui.
Para se inscrever em polos de outras cidades, clique no link.
As aulas se iniciam em 14 de agosto e os cursos tem carga horária definida entre 800 horas e 1.200 horas, com previsão de duração de um ano e meio a dois anos.
Haverá encontros presenciais nos municípios de Açailândia, Aldeias Altas, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Ceilândia, Coelho Neto, Codó, Estreito, Guimarães, Igarapé Grande, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paraibano, Pinheiro, Presidente Vargas, Santa Helena, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Senador Alexandre Costa, Timon e Zé Doca.
Os cursos são divididos entre os eixos de Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Industrial; Turismo, Hospitalidade e Lazer. Confira os cursos ao final da matéria.
Conheça mais sobre o curso selecionado no catálogo nacional de cursos técnicos.
Para mais informações, entre em contato pelo fone (98) 3235-5197 (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão) ou acesse as perguntas e respostas no portal do Ministério da Educação.

Programa MedioTec EaD
Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.
Os encontros presenciais serão realizados em turno diferente do qual o aluno estuda na escola de ensino médio, pela manhã ou tarde.
O MedioTec EaD é destinado aos alunos regularmente matriculados no ensino médio das Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica na modalidade de educação a distância concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.
O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.