quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Beneficiários do Bolsa Família de Açailândia devem atualizar dados de saúde até 27 de Outrubro

A prefeitura municipal de Açailândia, por meio da secretaria de saúde está realizando o acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família. Por tanto, procure o posto de saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próximo de sua casa, até o dia 27 de Outubro, e evite o cancelamento do seu beneficio.

Além da pesagem, os beneficiários do Programa Bolsa Família devem manter crianças e adolescentes de 7 a 17 anos matriculados na escola; manter frequência escolar mínima de 85% (alunos de até 15 anos) e 75% (entre 16 e 17 anos) e sempre se ater a atualização do calendário de vacinação de crianças de 0 a 7 anos.

De acordo com a nutricionista Hyandra Gomes de Almeida Sousa, coordenadora do SISVAN e Bolsa família na Saúde, os beneficiários devem procurar os postos da saúde, ou uma unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximo de sua casa, e evite o bloqueio ou até mesmo o cancelamento do seu beneficio.

Qual o objetivo do Acompanhamento de saúde?
O objetivo do acompanhamento é responsabilizar as famílias e o poder público, pelo compromisso assumido e pela oferta dos serviços de saúde gratuitos e de qualidade (garantia dos direitos sócios básicos e constitucionais), para a população em maior vulnerabilidade social.

Como funciona o acompanhamento na saúde?
O acompanhamento consiste em realizar a pesagem/altura, conferencia da carteira de vacinação e pré-natal (gestante), monitorando o crescimento e desenvolvimento infantil e imunização.

O acompanhamento é obrigatório?
Sim.  O beneficiário que não realizar o acompanhamento no posto de saúde não consegue realizar o encastramento do cartão, inicialmente será advertido, podendo o beneficio ser bloqueado ou até cancelado.

Qual a data de acompanhamento do programa bolsa família na saúde?
O acompanhamento acontece duas vezes ao ano. Começa em fevereiro, e vai até junho e novamente de agosto a até o dia 27 de Outubro proximo.

Onde eu realizo esse acompanhamento?
Deve ser realizado pelo agente de saúde, nos postos de saúde, e Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais próximo de sua casa.

Não tenho agente de saúde como eu faço?
Não precisa ter agente de saúde, pois a equipe do posto é responsável pelo atendimento de todos os beneficiários.

Qual o público deve ser acompanhando pela saúde?
Todos os responsáveis (titulares) pelo cartão seja homem ou mulher, gestantes mulheres (toda faixa etária) meninos até 7 anos e 11 meses.

Quais os documentos devo levar para o posto de saúde?
Numero do NIS, Cartão do SUS, carteira de vacinação das crianças.
Logo após o atendimento no posto de saúde, exige seu comprovante de atendimento.
                                        Atenciosamente
                         Hyandra Gomes de Almeida Sousa
              coordenadora do SISVAN e Bolsa família na Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE