10 de novembro de 2017

Primeira Dama Josélia Santos participa de evento de ações e de cidadania e lança oficialmente o programa “Criança Feliz” em Açailândia

A primeira dama Josélia Santos, participou na manhã desta sexta-feira,10, de um evento denominado “Dia de Ações Concentradas”, na Praça da Cultura, realizado pela prefeitura de Açailândia, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social e Secretaria de Cultura, em parceria com as secretarias: de Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Educação, além de Esporte e Juventude.


O dia de cidadania foi aberto com a execução do Hino Nacional, que teve a participação da Associação dos Surdos e Mudos de Açailândia, que na ocasião fizeram a apresentação do hino de forma gestual em libras. Presentes no evento, os secretários de governo; Cleones Matos (Ind. e Com.), Rosa Nascimento, (Gabinete), Vera Carvalho, (Administração), Zetinha Sampaio, (Assistência Social), Enoy Brito, (Cultura), Maysa Vieira, (Educação), Wilton Lima (Comunicação), servidores e, em destaque Sininger Vidal (Meio Ambiente) que foi surpreendido com o cântico de “Parabéns pra Você”.... pela passagem do seu aniversário que transcorre hoje.

O prefeito Juscelino não pôde comparecer ao evento, porque no mesmo horário cumpria agenda de compromisso na capital maranhense com o governador Flávio Dino. Em São Luís Juscelino Oliveira participava do ato de entrega de 20 moto-niveladoras que foram entregues para algumas cidades, dentre elas, Açailândia foi uma das contempladas com uma moto-niveladora.

Na Praça da Cultura a Josélia Santos, falou da alegria de participar de evento de tamanha importância para Açailândia. Se emocionou em falar que aquele local (A PEC) marca muito a sua vida. “Foi na Praça da Cultura que pela primeira vez e de forma muito tímida peguei em um microfone pela primeira vez e coincidentemente em outro evento especial como este, voltado para a assistência social e para mim é gratificante mais ainda está realizando e lançando oficialmente o programa “Criança Feliz” em Açailândia. Ele vai ajudar muitas famílias e beneficiar muitas famílias de nossa cidade, principalmente no acompanhamento de recém-nascidos a três anos de idade”, frisou Josélia Santos.

Famílias de Açailândia, principalmente da Vila Ildemar, onde aconteceu o dia de cidadania, participaram de várias ações, como: Tiragem de Carteira de Trabalho; do Idoso, Aferição de Pressão, distribuição de mudas de plantas nativas, artesanato, entretenimento e baile para idosos, consultório médico e muita diversão para a criançada, além da distribuição de brindes por meio de sorteio e entrega de certificados de cursos profissionalizantes e de informática.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O Programa “Criança Feliz”, foi lançado em outubro/2016, pelo presidente Michel Temer, quando o mesmo presidia o país interinamente. Trata-se de um projeto para atender presencialmente todos os filhos de beneficiários do Bolsa Família. O alvo do programa é dar assistência a crianças nos primeiros 1.000 dias de vida (até os 3 anos de idade).

Em Açailândia, só agora o programa está sendo implantado, graças ao empenho da Secretária Zetinha Sampaio, o apoio da primeira-dama Josélia Santos e o endosso do prefeito Juscelino Oliveira, o programa começa a existir de fato e de direito dentro do município. O “Criança Feliz” vai atingir todos os bairros de Açailândia, com servidores e assistentes sociais visitando famílias em cada bairro, desde o Pequiá ao bairro Laranjeiras e adjacentes. 

Em comunidades mais pobres, há grande dificuldade no estímulo de crianças na 1ª infância. Os reflexos podem ser devastadores no restante da vida desses indivíduos, que às vezes acabam tendo problemas na alfabetização e no convívio.

Esse projeto proposto pela primeira-dama Marcela Temer, é um programa que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, isso acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais, orientando essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.

Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir com que o país se desenvolva com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, tem uma perspectiva de vida melhor.

Além de tudo isso, esses assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.

ASCOM-PMA- Por: Antonio Maria







--- ---