Sala do Empreendedor conta agora com a atuação de Agentes de Desenvolvimento

Numa solenidade simples, foram nomeados na manhã de sexta-feira,13, os novos Agentes de Desenvolvimento que atuarão na Sala do Empreendedor de Açailândia, setor ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com SEBRAE e o Departamento de Arrecadação e Tributos, onde está localizada. Os Agentes de Desenvolvimento são servidores lotados no município e a partir de agora irão ficar responsável em passar   informações e serviços voltado para o empreendedorismo.

  
A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais, além de oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Objetiva também, passar Informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, bem como orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI), na Sala do Empreendedor, em local de atendimento da prefeitura municipal (Departamento de Arrecadação e Tributo, que vai facilitar todos os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; além de serviço exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O Sebrae em Açailândia é parceiro da Sala do Empreendedor e contribui disponibilizando informações e orientações, de forma simples e facilitada, sobre gestão de micro e pequenas empresas, além de capacitar os agentes com cursos de capacitação para atender a demanda de pessoas, uma vez que em Açailândia, a procura é muito grande por pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.

“Esta é mais uma ação do prefeito Juscelino Oliveira, que objetiva fomentar de forma incentivadora, a abertura de novas pequenas empresas dentro do município. “Hoje, a Sala do Empreendedor é referência não só em Açailândia, mas em todo o Maranhão. Queremos agradecer a grande parceria com SEBRAE que sempre vem nos apoiando, fortalecendo este projeto e quem sai ganhando é o microempreendedor e sociedade com a criação de novas empresas e consequentemente a geração de empregos e renda”, ponderou Cleones Matos, Secretário de Indústria e Comércio.

Para o diretor do Departamento de Arrecadação e Tributos, a função de Agente de Desenvolvimento está sendo legitimada de fato e de direito no município de Açailândia, por meio de portaria assinada pela administração municipal. “Estamos entregando as portarias para (06) seis Agentes de Desenvolvimento.  São pessoas qualificadas, preparadas pelo SEBRAE com curso avançado de desenvolvimento. A partir de agora, eles irão articular entre o poder público, empresas e outras instituições com a finalidade de fortalecer a economia local ainda mais com os serviços oriundos da Sala do Empreendedor”, ressaltou José Francisco, agradecendo a presença da Secretária de Administração Vera Carvalho.

Já o Gestor de projetos do SEBRAE, Rhaufe Fonseca, falou da existência das parcerias firmadas entre as prefeituras e o SEBRAE, onde o mesmo designa aos municípios que destinem portarias a servidores lotados na administração municipal, para exercerem a função de Agente de Desenvolvimento. “Eles farão elo entre a prefeitura, SEBRAE e empresários, trabalhando no fornecimento de informações, além de tirar dúvidas e dificuldades das pessoas. Tudo que envolva o SEBRAE e a prefeitura estes agentes serão os responsáveis a partir de então”, Finaliza Rhaufe Fonseca.

ASCOM –PMA – Por: Antonio Maria
Tecnologia do Blogger.