segunda-feira, 16 de julho de 2018

Audiência Pública discute implantação do Serviço Travessia Açailândia

Na manhã da ultima  quinta-feira (12), a Secretária de Assistência Social, Zetinha Sampaio, participou de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Açailândia, na qual foi discutida a implantação do Serviço Travessia no município. Na ocasião Zetinha Sampaio representou o prefeito Juscelino Oliveira. O encontro teve como tema: “Eu respeito os direitos das pessoas com deficiência e você? ”. 


O Serviço Travessia criado no âmbito de atuação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos – MOB se destina ao deslocamento de Pessoas que fazem uso de cadeira de rodas; deficientes visuais e crianças com microcefalia, hidrocefalia e outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente, conforme Resolução – MOB N. 001- de 27/02/18. Visa também oferecer mais mobilidade e qualidade de vida, integrando os usuários do serviço, por meio de transporte gratuito de porta a porta.

A audiência contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento, Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores de Açailândia, representada pelo vereador “Irmão Jorge”, além de representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia (ADEFIA), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Açailândia (COMDIPE), além do diretor do Conselho Estadual de Mobilidade Urbana, Carlos Galvão, a Promotora da Pessoa com Deficiência Dra. Samira Santos, a Conselheira Estadual da pessoa com Deficiência, Dra. Regina Célia Nobre Lopes, a Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência Ana Hélia e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, João Luís Sousa.  

A Audiência Pública teve como objetivo discutir sobre o Serviço Travessia, que assegura transporte exclusivo e gratuito para pessoas com deficiência no Estado, além de despertar nas autoridades e sociedade de modo em geral o sentimento de conscientização no sentido de assegurar os direitos da pessoa com deficiência, bem como incentivar campanhas combatendo o preconceito com relação a qualquer tpo de deficiência, lembrando também que a maior deficiência ainda é o preconceito.

O vereador Irmão Jorge que também é portador de deficiência visual, em seu pronunciamento destacou a importância do serviço para o Município.

“Esse serviço vai proporcionar as pessoas com deficiência a possibilidade de estar acessando outras políticas públicas, a exemplo da educação, trabalho, lazer. A gente vai pleitear agora que esse trabalho seja concretizado no município”, frisou o vereador

O Serviço Travessia teve início há 2 anos no Maranhão e mais de 1.500 pessoas estão cadastradas. A previsão é que nos próximos dois meses passe a funcionar em outros municípios da região tocantina. O serviço iniciou pela Ilha de São Luís. Nesses dois anos, já tivemos mais de 35 mil atendimentos. E, consolidando uma política pública de Estado, o projeto já está chegando a Caxias, Timon, Pinheiro, Bacabal, Açailândia e Presidente Dutra. A licitação está em fase de conclusão, o prazo normal é que de 45 a 60 dias o serviço esteja sendo implantado.

Através da Secretária de Assistência Social Zetinha Sampaio, o prefeito Juscelino Oliveira, reforçou o apoio da Prefeitura de Açailândia às pessoas com deficiência no Município. “Com certeza iremos fazer a nossa parte para que todo aquele que mora na zona urbana e na zona rural seja beneficiado neste projeto”. Disse Zetinha Sampaio.

ASCOM-PMA- Por: Antonio Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE