Prefeitura de Açailândia intensifica ações no programa saúde do adulto (PAS)

Ações de saúde da prefeitura de Açailândia, na gestão do prefeito Juscelino Oliveira, todos os dias, leva atendimento digno a todo município. E a meta, é sempre buscar meios para melhorar a qualidade no atendimento da população.


A prefeitura de Açailândia, por Meio da Secretaria de Saúde, e do programa de Atenção Integral a Saúde do Adulto (PAS), vem intensificando atendimentos do programa, e a meta é levar ações do programa a todo município: "Atingir essas metas, que são estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a responsabilidade da administração do Prefeito Juscelino Oliveira, que por sinal, tem dado total apoio". Informou a secretaria de saúde Kerly Cardoso. 

De acordo com a enfermeira Vilma Barbosa, coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso: “O primeiro local a ser beneficiados com ações do programa foi os Bairros Laranjeiras e Vila Bom Jardim, onde diversas ações foram implementadas, na Unidade Básica de Saúde Laranjeira/Bom jardim, dentre elas, a emissão da caderneta de saúde da pessoa idosa”.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Adulto (PAS) tem o propósito de formular e programar políticas de saúde direcionadas a assistência integral à saúde do adulto, segundo diretrizes do Ministério da Saúde para área, contribuindo para aumento na expectativa e qualidade de vida da população. Informou a enfermeira Vilma Barbosa.

Para a Secretaria de Saúde Kerly Cardoso: “A Atenção Integral à Saúde do Adulto tem como foco principal, a atuação nas condições específicas a esse público, entre os quais: hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e a saúde do homem”. Finalizou a gestora da saúde.

Sobre o Programa 
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Adulto (PAS) atua na promoção dos cuidados primários de saúde junto à população adulta, enfocando os principais agravos à saúde do adulto. Neste recurso são abordados os seus principais objetivos e também se discute a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) que tem como propósito promover a melhoria das condições de saúde da população adulta no Brasil e reduzir a morbidade e mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. 

É de grande relevância compreender os aspectos epidemiológicos e clínicos dos problemas mais prevalentes no cuidado do adulto em atenção primária à saúde, considerando as principais causas da não adesão ao serviço de saúde com o intuito de saber lidar com esses obstáculos.

A população adulta representa uma parcela significativa da população assistida pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Isso decorre das mudanças demográficas que vêm ocorrendo nas últimas décadas no Brasil, relacionadas à queda da mortalidade infantil e da fecundidade, ao aumento da expectativa de vida, assim como aos movimentos migratórios e de urbanização que levaram a um significativo aumento do número de adultos e idosos.


Tecnologia do Blogger.