quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Prefeitura comemora o “Dia dos Pais” com festa e lazer para pessoas da terceira idade nos CRAI’s de Açailândia

A prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Assistência Social, comemorou de segunda a sexta-feira,10, da semana passada, o “Dia dos Pais” que é celebrado em várias regiões do mundo, mas em datas diferentes.


A secretária Zetinha Sampaio com toda a equipe da SEMAS, preparou uma extensa programação para festejar a data em todos os pólos do CRAI que assistem pessoas da melhor idade em Açailândia. Em cada polo, foi desenvolvida uma programação recheada com gincana cultural, torneio de dama, dominó, peça teatral e ainda um concurso de dança para eleger o “casal idoso” mais animado, além da entrega de prêmios.

Durante toda a semana todos Centros de Referência e Atendimento ao Idoso, ficaram bastante movimentados por conta da festa em homenagem ao Dia dos Pais, com direito a bolo confeitado, refrigerante, suco e para animar uma banda de forró “Pé-de-Serra”, o que deixou a turma da terceira idade, alegre e satisfeita com a homenagem proporcionada pelo prefeito Juscelino Oliveira, que todos os anos lembra e incentiva os idosos com festa e outros benefícios.

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

O dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez no Brasil em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

ASCOM-PMA- Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE