Secretaria de Educação inicia etapa do curso “Formação Continuada” para educadores da Educação Infantil

Na manhã de segunda-feira,6, a Secretária Municipal de Educação Maria LuizaVieira, em parceria com o diretor da Unidade Regional de Educação, o professor Bosco Gurgel, deram abertura à aula inaugural do curso da Formação Continuada do “Programa Escola Digna” do governo do Estado que é voltado para os profissionais da área da Educação Infantil. O encerramento acontece em novembro de 2018.


O evento aconteceu na Creche professora Ivanete Oliveira Macêdo, que foi inaugurada, semana passada. Contou com a presença maciça dos educadores da rede municipal de ensino, incluindo os diretores, supervisores, coordenadores, bem como os educadores que atuam diretamente com alunos da Educação Infantil na faixa etária de 3 a 5 anos de idade.

A Secretária de Educação Maysa Vieira, como é mais conhecida, falou da importância do treinamento voltado para os educadores de Açailândia “ Este momento de “Formação Continuada”, é importante porque proporciona ao professor, mais aprendizagem significativa, para que possa trabalhar à prática, no chão da escola, dentro da sala de aula, objetivando obter bons resultados. O Governo do Estado, ofereceu essa parceria para o município, o prefeito Juscelino Oliveira, assinando um termo de cooperação técnica e por conta deste compromisso, todos os anos trabalhamos com essa formação”, disse Maysa Vieira, ressaltando que Açailândia já é referência na Educação Infantil e além de proporcionar este momento para diretor, supervisor e professores, trabalha ainda os auxiliares da educação infantil e cuidadores.

O Diretor da URE em Açailândia, Bosco Gurgel, disse que através do prefeito Juscelino Oliveira em conjunto com a professora Maysa Vieira, já houve no município, formação para diretores e supervisores e agora está chegando nos níveis de educação. “Agora, neste primeiro momento temos como alvo educadores da Educação Infantil, onde vai formar turmas, Formação Continuada” abrangendo temas importantes dessa área para que os professores readquiram novos conhecimentos, somando aos outros que já possuem e desta forma possam oferecer um ensino e aprendizagem com muito mais qualidade para nossas crianças”, finalizou Bosco Gurgel.  

Especialistas afirmam que a manipulação é a estrutura da Educação Infantil. Por isso, garantir variedade nas atividades e materiais pedagógicos é imprescindível. Tarefas repetitivas, como copiar letras e palavras, não favorecem o aprendizado.

A criança pequena precisa de massinha de modelar, papéis para recortar, tintas para pintar, blocos e peças de construção, joguinhos matemáticos e linguísticos, experiências de Ciências e atividades que explorem a psicomotricidade.
A boa creche ou pré-escola é aquela que tem um projeto pedagógico bem consolidado, que faça sentido à criança, e dedica-se a criar espaços de formação para educadores e cuidadores, além de envolver a família no dia a dia escolar dos filhos e de sua aprendizagem.
Também deve garantir amplo espaço interno e externo, com segurança, e muita higiene, especialmente no refeitório, oferecendo refeições balanceadas, pensadas por uma profissional da área.
As brincadeiras são a base do aprendizado na Educação Infantil. Uma parte delas é direcionada, mas, outra boa parte, tem de ser livre, respeitando o ritmo de cada um.

ASCOM-PMA-Por:Antonio Maria
Fotos: Jackson Pereira
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