sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Secretaria de Educação realiza formação para cuidadores da Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, iniciou na última segunda-feira,20, o treinamento para cuidadores da Educação Especial, mas, precisamente dos segmentos da Educação Infantil ao 9º. Ano, para a educação do campo e zona urbana.


Uma tabela com o cronograma da ação, deixa bem claro aos cuidadores, os dias, locais e horário em que estão sendo ministradas as “Formações por cada tipo de Deficiência”. Dentre elas, estão: a visual; múltipla; física; intelectual e transtorno do espectro autista. As aulas estão acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento da Educação Especial. O evento segue até sexta-feira,24. 

De acordo com informações do departamento, a Formação faz parte da programação alusiva à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Conta com a participação de todos os cuidadores da rede municipal de ensino, além de outros cuidadores que atuam na APAE - Associação dos Pais de Alunos Especiais de Açailândia. No município cerca de 416 pessoas com estas deficiências, na faixa etária de idade de 3 a 28 anos de idade recebem a assistência de cuidadores lotados no município, que ora passam por esta qualificação que objetiva melhor educar a pessoa com deficiência.
A educadora, Ivanilde Sobral Lima, coordenadora do Departamento da Educação Especial, ressaltou que este ano, a equipe da SEDUC está trabalhando para revolucionar de forma específica objetivando alcançar um crescimento cognitivo que é o processo de aquisição de conhecimento. “É importante ressaltar que as pessoas com qualquer tipo de deficiência, tem o direito garantido à matricula, a permanência e posteriormente a questão da evolução do aprendizado dentro da rede municipal de ensino”, finaliza Ivanilde, fortalecendo o apoio da secretária Maysa Vieira, que sempre tem dado suporte aos educadores do município, proporcionando palestras e cursos de qualificações para melhor assistir a rede de ensino do município em todos as áreas da educação.

Ainda no período de 28 de agosto a 05 de setembro, a Secretaria de Educação, realizará em escolas da rede municipal, a formação de outra equipe de profissionais da Educação do Campo e terá como tema: “Educação do Campo: Uma proposta curricular em construção”. O público alvo a ser alcançado serão os gestores; supervisores; professores e cuidadores da rede municipal de ensino de Açailândia, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

ASCOM-PMA-Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE