Vem Pra Rua lança ferramenta "Tchau, Queridos"

Plataforma de tecnologia cívica usa dados públicos para informar a população sobre a atuação de políticos e candidatos.

O Vem Pra Rua lança nesta terça-feira (28/08) uma ferramenta de tecnologia cívica e fact-checking para ajudar os mais de 140 milhões de eleitores do Brasil a tomarem a melhor decisão no dia 7 de outubro. O site batizado de "Tchau, Queridos" usa os princípios da transparência e oferecer à população dados relacionados à atividade política de parlamentares e candidatos.


Na plataforma, os internautas podem saber, por exemplo, como os políticos votaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no afastamento do senador Aécio Neves (PSDB), no pedido de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB) e no afastamento do também emedebista e presidente da República, Michel Temer.

E não é apenas isso. O "Tchau, Queridos" ainda dá publicidade às listas de processos que cada parlamentar responde na Justiça, das pessoas físicas e jurídicas que financiaram campanhas, assim como o crescimento da evolução patrimonial de políticos que deveriam representar a população brasileira e não interesses próprios e privados.

Boa parte das informações usadas na novidade do movimento Vem Pra Rua são públicas: TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tribunais de Justiça dos estados e Congresso Nacional. O "Tchau, Queridos" também usa a base de dados da iniciativa de renovação política "Ranking dos Políticos".

Mobilização digital - O Vem Pra Rua conta com os seus colaboradores e mais de 2 milhões de seguidores no Facebook para difundir a iniciativa de tecnologia cívica. No site, os eleitores podem compartilhar banners de políticos que não estão alinhados com a democracia.

Se determinado político responde a processos na Justiça, por exemplo, o internauta pode distribuir essa informação via Twitter e Facebook. Ao clicar no nome do parlamentar e do candidato, uma nova janela é aberta para que a população possa escolher a informação que quer compartilhar.
Assessoria de Imprensa do Vem Pra Rua

Tecnologia do Blogger.