quinta-feira, 11 de outubro de 2018

4ª edição do Desafio Criativos da Escola recebe 1654 inscrições de todos os estados brasileiros


Pela primeira vez, estudantes do Acre enviam projetos; Bahia lidera inscrições, pelo quarto ano consecutivo, seguida por São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul

A 4ª edição nacional do Desafio Criativos da Escola, realizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, recebeu inscrição de 1654 projetos estudantis. Pela primeira vez, o Desafio recebeu inscrições de todos os estados do Brasil. Ao todo, foram 480 cidades brasileiras, 44 a mais do que na edição anterior. O estado da Bahia, pelo quarto ano seguido, liderou a quantidade de histórias cadastradas: no total, foram 413, seguido por São Paulo (293), Minas Gerais (129) e Rio Grande do Sul (113). A novidade desta edição fica por conta da participação de estudantes do estado do Acre – o único a não cadastrar projetos no ano passado – que está concorrendo com duas iniciativas.

A divulgação dos 11 projetos selecionados será feita até o dia 15 de novembro, após um grupo de jurados selecionarem as experiências que mais se destacarem pelos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de dezembro, em Fortaleza (CE), com a participação de três estudantes e um educador de cada um dos grupos selecionados. Os representantes das ações escolhidas por seu protagonismo e impacto social trocarão experiências durante vivênciade três dias, além de receberem prêmios em dinheiro para o projeto e para os professores responsáveis de cada iniciativa.

Desde a primeira edição, em 2015, o Desafio já recebeu cerca de 4500 projetos de todos os estados brasileiros, em temáticas como saúde, meio ambiente, ambiente escolar, inclusão, tecnologia, políticas públicas, relações étnico-raciais, entre outros. Os educadores que tiverem interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos podem acessar o Material de Apoio e o jogo Criativos da Escola – A missão, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Clique aquie veja também as iniciativas premiadas pelo Desafio em 2017.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 105 municípios onde desenvolve suas atividades.


O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".Sobre o Instituto Alana

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação


Belisa Barga / Elisabete Machado / Myrian Vallone
Tels. (11) 3030.9401 / 9464 / 9404
Outubro / 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE