terça-feira, 23 de outubro de 2018

Gestão Juscelino Oliveira intensifica ações de promoção à saúde bucal no município de Açailândia

A saúde Bucal no município de Açailândia vive hoje dois momentos distintos: o antes e depois da administração do prefeito Juscelino Oliveira. Quando assumiu a prefeitura em 2015, havia no município apenas cinco equipes de Saúde Bucal cadastradas no Ministério da Saúde, e 13 Cirurgiães Dentista, concursados e efetivos, sem espaço para realizarem suas atividades profissionais.
 
O Prefeito Juscelino Oliveira, sensibilizado com a não assistência aos munícipes de Açailândia, com o apoio da secretária de saúde Kerly Cardoso, bem como da  coordenação do programa de saúde bucal na pessoa da Dra. Alcina Carvalho, determinou que fossem elaboradas novas metodologias de trabalho, reestruturando o programa, para isso, a administração municipal adquiriu novos gabinetes odontológicos, além de ampliar a quantidade de equipes que saltou de 05 para 14 no ano de 2018, e com previsão para a implantação de mais duas equipes, ainda este ano, perfazendo assim um total de 16 equipes de saúde bucal.

As equipes de saúde bucal são compostas por um dentista, um auxiliar em saúde bucal, ou um técnico em saúde bucal e uma sala composta por equipamentos odontológicos que realizam procedimentos desde profilaxia, exodontia e restaurações dentais.

O acesso aos serviços se dá, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) que hoje é composta de 13 equipes na área urbana, e uma na Unidade Básica de Saúde, Merly Nunes da Costa Coelho localizada na sede do Assentamento Conquista da Lagoa.

Já em referencia a confecção de prótese odontológica, para atender melhor a demanda do município, foi preciso mudar a estrutura de atendimento, que hoje na unidade Jacú/Sunil localizada no bairro Jacú. Desde o ano 2016, o programa já confeccionou e entregou cerca de mil próteses dentarias, resgatando não só um sorriso perfeito, mas também as autoestimas daqueles (a) que foram beneficiados.

Com muito empenho e dedicação, hoje o município já colhe os resultados, fruto de uma semente plantada lá atrás. Pois a prefeitura municipal de Açailânda, através da secretaria de saúde, e do programa saúde Bucal, tem feito todos os esforços para levar uma qualidade de vida aos que mais precisam além do atendimento em consultório odontológico, realizamos ações educativas como: palestras, escovação supervisionadas, aplicação de flúor, dentre outros.

Ao comentar o Programa Saúde Bucal do município, a odontóloga Dra. Alcina Carvalho disse que: “Se sente muito feliz, ao ver o programa saúde bucal reativado, e atendendo aqueles que precisam, segundo a coordenadora, tudo isso é fruto do trabalho em equipe. Isso conta com o empenho de todos, desde a administração municipal, a secretaria de saúde, cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares, que contribuem para o sucesso e o alcançar das metas”, finalizou a coordenadora.

Nilton Sumiu/Ascom Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE