quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Açailândia recebe ações no mês de prevenção contra o câncer de mama e violência contra a mulher

Advogadas Stela Anicácio, Mª Fransica Gazote, Elianna e Adélia, com Patricia, Mirla, e Geanniny

Implementar politicas públicas de assistência integral a saúde das mulheres, principalmente aquelas que se encontram em vulnerabilidade social, muitas delas vítimas de violência, é o que a prefeitura municipal de Açailândia, ao longo da administração do prefeito Juscelino Oliveira, tem posto em prática no município, com o intuito de preservar, e trazer de volta uma vida digna a todas as mulheres vítimas de maus tratos e violência de qualquer natureza.


Partindo desse principio, diversas ações são realizadas todos os dias, e muito ainda estar por vim. De acordo com a secretaria de saúde kerly Cardoso: “Ações dessa natureza tem contribuído para o bem estar social das mulheres açailândenses, e durante a campanha do Outubro Rosa, só aumenta a necessidade de se buscar parcerias, para que as atividades se desenvolvam e muito mais mulheres sejam beneficiadas. Nessa oportunidade, gostaria de agradecer de coração a parceria com a Secretária de Assistência Social (SEMAS), na pessoa da secretaria Josélia Santos, pessoa preocupada e sensível com as causas sociais do município”. Frisou Kerly Cardoso

Em alusão ao mês Outubro Rosa, foi realizado ontem terça-feira (16), um ciclo de atividades voltadas às mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), onde na oportunidade, se fez presente a Dra. Stela Anicácio - Pres. da OAB Subseção de Açailândia, além da Dra. Maria Francisca Cazote - Pres. da Comissão da Mulher e da Advogada, bem como da Dra. Elianna Holanda e Adélia Silveira - membras da Comissão da Mulher e da Advogada. Na oportunidade, foi proferida uma palavra de força e superação para às mulheres assistidas pelo (CRAM), que incluiu ainda oficinas de capacitação e debates de temas afins.

Ainda durante as atividades de ontem terça-feira (16), foram realizadas oficinas e palestras educativas, relacionada à prevenção do câncer de mama, alimentação saudável, bem como a coleta do exame preventivo. Na oportunidade, a nutricionista Hyandra Almeida e a enfermeira Patrícia Lourdes, proferiram palestras educativas, relacionadas a estes temas, de grande importância na saúde pública.  

De acordo com enfermeira Geanniny - coordenadora do Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (PAISM) da secretaria de saúde: “as atividades e ações alusivas à campanha do Outubro Rosa irão continuar durante o restante do mês nas Unidades Básica de Saúde (UBS)”. Geanniny informa ainda que: “Já está liberada a realização de cerca de 500 mamografias em mulheres com idades entre 50 e 69 anos”. Para isso, as mesmas tem que procurar à (UBS) mais próximo de sua residência para pegar a requisição do exame, com o profissional de saúde. Frisou a coordenadora.

SOBRE O CRAM

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) de Açailândia,  é um espaço de encaminhamento e orientação, que garante às mulheres em situação de violência sejam atendidas de forma adequada, com equipe especializada. O local disponibiliza para as assistidas um serviço de atendimento psicológico e social no combate às diferentes formas de violência contra a mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE