terça-feira, 27 de novembro de 2018

Educadores de Açailândia e dos municípios da região participam de encontro para discutir a Base Nacional Comum Curricular


Educadores de Açailândia e dos municípios que integram à regional, bem como dirigentes municipais de educação, participam durante todo o dia desta segunda-feira,26 do Dia “M” que é o encontro que traz o tema “Implementação a BNCC e Construindo o Currículo do Território Maranhense”.


O evento aconteceu na Escola Municipal Jurgleide Aves Sampaio e uma iniciativa da Unidade Regional de Educação com a Secretaria Municipal de Educação. Enquanto reunidos, professores, dirigentes e técnicos na área da educação, tratam do processo de implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da assinatura do Termo de Adesão à (re) elaboração do Currículo no Estado do Maranhão, onde reuniu a equipe técnica de educadores da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da União Nacional dos Dirigentes de Educação dos Municípios do Estado do Maranhão (UNDIME).

Para a secretária de educação de Açailândia, Maysa Vieira, a construção dos currículos em todos os municípios maranhenses, a partir de uma Base Comum Curricular é muito significativo. Segundo ela, vai fortalecer a perspectiva da construção de um sistema de educação, bem como construir discussões a partir dos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio. “ Unir forças à União dos Dirigentes Municipais de Educação em prol deste movimento juntamente com demais municípios do estado é de grande relevância, pois assim, podemos juntos consolidar em todo o estado do Maranhão uma educação pública de qualidade social, a partir desse currículo, considerando as diversidades de cada região, de cada município e trate de uma educação que atenda de maneira coerente a necessidade de cada aluno”,  finalizou Maysa Vieira destacando o empenho da equipe técnica E pedagógica da Secretaria de Educação que buscam com sucesso a adesão de todos ao processo da BNCC, entre elas,  a especialista em história e palestrante do evento Ruth Pereira, Josivaldo Passos, a coordenadora pedagógica, Solange Tavares e Karla Nascimento que é articuladora regional e municipal da BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa a nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

Isso significa que a Base estabelece os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.

ASCOM-PMA- Por:Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE