quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Grupo Muffato constrói maior usina solar em telhado do Brasil

O Grupo Muffato – quinta maior rede de supermercados do país - inova mais uma vez e constrói a maior usina solar em telhado do Brasil no Max Atacadista de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. As obras do atacarejo e da usina estão bastante avançadas e a inauguração está prevista para o final deste semestre.

A usina solar tem 7,5 mil m² e está sendo instalada no teto do empreendimento com mais de 2.800 placas para captação da luz do sol e capacidade de geração de 1.021,02 Kwp.
Segundo Geferson Luiz Vicari, gerente de expansão do Grupo, essa potência daria para abastecer 650 casas/ano, considerando um consumo mensal médio de 200 KW. “Essa será com certeza uma das maiores usinas solares do mundo e trará uma economia média no consumo de energia elétrica da loja de 71%, reforçando nosso compromisso com a prática de ações sustentáveis, pois estaremos consumindo energia limpa para suprir a maior parte das necessidades da empresa”, informa.
De acordo com Vicari, para se ter uma ideia do que significa para o meio ambiente a utilização da luz solar como fonte de energia, serão 1.075 toneladas/ano a menos de CO2 na atmosfera somente nessa loja, resultado equivalente ao plantio de 6.800 árvores ao ano.
Com tecnologia de ponta, a usina utiliza painéis monocristalinos que são 30% mais eficientes que os policristalinos normalmente utilizados no país e ainda conta com um sistema de inteligência artificial, chamado Lex, para o monitoramento dos equipamentos e de toda a energia gerada. “Vamos ter total controle de tudo o que acontece na usina, inclusive do quanto de energia limpa estamos gerando e usando”, salienta Vicari.
Eletroposto
Com 20 mil m² de área construída, o Max Atacadista de São José do Rio Preto também terá mais uma novidade do ponto de vista da sustentabilidade: um eletroposto para abastecimento de carros elétricos, que vai ocupar duas vagas do estacionamento da loja.
Será possível abastecer de quatro a 24 automóveis por dia com cargas parciais de 30 a 90 minutos ou carga completa de três horas. “É mais um serviço gratuito que oferecemos aos nossos clientes e uma forma de incentivar o uso de veículos menos poluentes. Estamos nos preparando para o futuro, onde certamente haverá maior consciência ambiental”, conta Vicari.
Tanto a usina solar quanto o eletroposto estão sendo executados em parceria com a empresa Alexandria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE