terça-feira, 22 de janeiro de 2019

“Janeiro Roxo” - Secretaria de Saúde inicia atividades de combate à Hanseníase com “Blitzen” no centro comercial de Açailândia



A Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Agravos, NMS, Vigilância em Saúde e em parceria com o Instituto Veneza, deram início às atividades alusivas ao combate à Hanseníase no município de Açailândia, denominada “Janeiro Roxo” pelo Ministério da Saúde.

Profissionais da Secretaria de Saúde, além dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Veneza, acompanhados da secretária de saúde, Kerly Cardoso, da diretora do Instituto Veneza, Verônica Reis Silva e da coordenadora do CCA- Centro de Controle de Agravos, Jaqueline Silva de Jesus. Interromperam o trânsito da cidade na manhã desta segunda-feira,21, com o objetivo de alertar condutores de veículos e transeuntes, sobre os cuidados que a população deve tomar para se prevenir e curar a da Hanseníase.
Enquanto uma equipe estendia uma faixa no semáforo (Sinal Vermelho) com os dizeres: “Janeiro Roxo” “Açailândia contra a Hanseníase”, outra equipe abordava condutores de veículos e pedestres distribuindo panfletos com todas as informações e prevenção da doença de Hanseníase.
Verônica Reis Silva, destacou a importância da parceria firmada entre a prefeitura e o Instituto Veneza em todas as campanhas realizadas dentro do município. “Esta parceria é muito importante e cada vez mais gratificante porque conseguimos atingir os nossos objetivos. Com isso, ganha o a população, a prefeitura e os alunos que adquirem experiência que será agregada no curso de enfermagem. O evento é de grande importância para a população. Quanto mais se divulga sobre a doença, chegamos mais perto da realidade sobre as doenças de pele como a Hanseníase. Agradeço muito por estar presente nesta parceria e vamos estar participando com os nossos alunos até o dia 31 de janeiro, no encerramento a campanha”, concluiu Verônica Reis.   
A coordenador do Centro de Controle de Agravos, responsável pelo desenvolvimento da campanha no município ressaltou a importância do evento como forma de convocação e alerta para os moradores saber mais sobre a Hanseníase. “Estamos com a nossa equipe qualificada, fazendo a panfletagem com informações sobre a Hanseníase. A melhor prevenção é a informação. Acreditamos que a pessoa informada sobre a doença, vai procurar um especialista e buscar o tratamento. O nosso objetivo neste evento é passar a informação para a população. Precisamos estar sempre em alerta”, disse Jaqueline de Jesus.
A Secretária de Saúde, Kerly Cardoso, fez questão de participar do evento, onde atuou fazendo a entrega de panfleto, bem como erguendo a faixa da campanha meio ao semáforo. “Estamos fazendo uma grande movimentação para chamar a atenção da população na divulgação da campanha “Janeiro Roxo” de prevenção à Hanseníase. Neste mês voltado para o mês da pele, precisamos tomar muito cuidado. Estamos desenvolvendo esta campanha com toda a nossa equipe e departamentos da saúde, além da parceria com o Instituto Veneza que disponibiliza os alunos em todas as nossas campanhas”, finalizou Kerly Cardoso, convocando os empresários e comerciantes em geral para participarem da palestra que vais acontecer no Centro Empresarial de Açailândia, na qurta-feira,24, às 20h00, onde o tema será a prevenção da Hanseníase.
ASCOM-PMA- Por: Antônio Maria 





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE