quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Secretária de Saúde Kerly Cardoso divulga campanha “Janeiro Roxo” de combate à Hanseníase na Rádio Clube FM, 98,1

O “Programa do Negão”, do comunicador Nilton Cézar, na Rádio Clube FM 98,1, entrevista nesta quarta-feira,09 a partir do meio dia, a Secretária Municipal de Saúde Kerly Cardoso e a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase dentro do município de Açailândia Jaqueline Silva de Jesus. Na emissora de rádio, ambas irão detalhar sobre o início e programação da Campanha de Combate à Hanseníase, bem como das ações de esclarecimento e diagnóstico da doença que serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s.
Segundo a secretária Kerly Cardoso os índices de ocorrências da hanseníase na cidade de Açailândia são alarmantes e precisa ser feito um trabalho efetivo de combate à doença. “Esta campanha veio calhar num momento em que a comunidade precisar saber de mais informações de como como evitar e se prevenir desta enfermidade.
O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado no próximo dia 28, a data reforça o compromisso em controlar a hanseníase, oferecer o diagnóstico e o tratamento corretos, difundir informações e desfazer o preconceito. Mais de 200 profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha que ocorre até o fim deste mês em Açailândia. Durante o Janeiro Roxo são promovidas campanhas e ações educativas sobre a doença, além de reuniões com empresários e comerciantes objetivando combater a doenças dentro dos seus estabelecimentos junto á funcionários.
 A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Ela costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. O tratamento com medicamentos evita o contágio e a cura, se diagnosticado a tempo.
ASCOM-PMA  Por: Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE