segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Secretaria de Saúde movimenta Praça do Mercado com ações voltada para a campanha “Janeiro Roxo” contra a Hanseníase.


Prefeitura de Açailândia, Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Agravos, está promovendo durante toda a manhã desta sexta-feira,25, ações de conscientização e prevenção da hanseníase, Intensificando mais ainda a luta contra a doença.

Desde o início de janeiro, várias atividades estão sendo desenvolvidas pelos profissionais da saúde e empresas parceiras na “Campanha Nacional Janeiro Roxo”. Entre os parceiros, estão farmácias, Instituto Veneza, entre outras. 

Nesta sexta-feira, a campanha está com ações centralizadas na Praça do Mercado, onde várias tendas foram montadas para os profissionais enfermeiros atenderem a população que buscam saber informações sobre a hanseníase. Os transeuntes estão recebendo tratamento de pele, aferição de pressão arterial, além de outros testes rápidos e indicação de medicamentos e todas orientações sobre prevenção e tratamento da doença. 

Além das ações desenvolvidas desde o início da campanha, a Secretariai de Saúde informa à população que as UBS do Município estão preparadas para realizar o diagnóstico precoce, oferecer a cura e quebrar o preconceito por meio da educação.

De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Jaqueline Silva de Jesus, a campanha começou oficialmente em Açailândia na segunda-feira, 21 com um Pit-Stop na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Atendimento no CRAI, Centro de Detenção Provisória, Visita nas empresas, reunião com empresários no Centro Empresarial de Açailândia, além de outras ações. Os pacientes que recebem o tratamento no Centro de Agravos também receberão ações especiais no evento denominado “Roda de Conversa” no dia 31 de janeiro. 

Ainda segundo Jaqueline, coordenadora da campanha, até o dia 31 de janeiro, encerramento da campanha, as atividades como: exames, informações sobre a doenças, trabalho de conscientização serão realizadas todos os dias nas Unidades de saúde. “A conscientização precisa envolver toda comunidade para quebrar a cadeia da doença”, ressalta Jaqueline.

O enfermeiro Fernando da Silva Costa, falou da importância do evento realizado em praça pública fortalecendo a importância da busca pelo tratamento da hanseníase. Durante todo o mês realizamos ações voltada para este tema. “`´E importante alertar as pessoas pela busca de informações e tratamento. Hoje estamos passando todas as informações e aconselhamento às pessoas e o resultado está sendo positivo pela grande procura das pessoas que procuram informações”, finaliza o enfermeiro Fernando.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. É caracterizada por infecções na pele e nervos periféricos. A transmissão se dá por meio das vias aéreas superiores de uma pessoa doente sem tratamento para outra, pelo contato prolongado. O diagnóstico e o tratamento da hanseníase são ofertados pelo SUS, disponíveis nas unidades básicas de saúde do município.

ASCOM-PMA – Por: Antôio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE