sábado, 30 de março de 2019

Prefeitura inicia campanha contra a tuberculose com palestra e café da manhã para pacientes

O objetivo da campanha é colher amostra de escarro em pacientes que apresentam o sintoma da doença.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o CTA – Centro de Controle de Agravos, deu início na última sexta-feira,22 à Campanha Nacional Contra a Tuberculose. Este ano a campanha vem com o tema: “Você Sabia? Tosse Por Mais de 3 Semanas Pode Ser Tuberculose”. 

Em Açailândia, o pontapé inicial aconteceu na Secretaria de Saúde com a ministração de palestras e um café da manhã para pacientes, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, além de atendimento aos pacientes ofertando teste rápido de HIV e Sífilis, exames preventivos de Hepatite B e C, Aferição de Pressão Arterial e atendimento estético. A campanha vai ser intensificada em todas as Unidade Básicas de Saúde do município com a realização de atividades de busca para diagnóstico de tuberculose.

De acordo com o enfermeiro Victor Pereira, coordenador do CCA, o alvo principal da campanha é a população jovem e adulta e segundo ele, em Açailândia cerca de 32 pessoas encontram-se assistidas e em tratamento no Centro de Controle de Agravos. “O objetivo da campanha é colher amostra de escarro em pacientes que apresentem o sintoma ou convívio com outros portadores da doença. O procedimento é rápido, simples e indolor e de fácil diagnóstico. Vamos aproveitar esta campanha para fazer um levantamento de sintomáticos respiratórios no município”, explicou o enfermeiro.

Os sintomas e sinais da tuberculose são: tosse por três ou mais semanas, perda de peso, falta de apetite e febre vespertina (que se manifesta no final da tarde).

A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Controle de Agravos –CCA, localizado à Rua Anita Garibaldi, em frente a Secretaria Municipal de Saúde.

Para realizar a coleta basta dirigir-se à uma das UBS - Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e mencionar o desejo de realizar o exame para detecção da Tuberculose.

Por: Antônio Maria ASCOM – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE