quinta-feira, 4 de abril de 2019

Em Açailândia “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” é lembrado com palestra

“A palestra teve como objetivo conscientizar as famílias sobre os sintomas e como lidar com pessoas autistas”

A prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, realizou na manhã de terça-feira, uma palestra alusiva ao Dia Mundial de Consciência do Autismo comemorado no dia 2 de abril. O evento aconteceu na UBS – Unidade Básica de Saúde JACU/SUNIL e contou com a participação de 27 pais e mães de filhos portadores do distúrbio neurológico.

A palestra teve como objetivo conscientizar a população sobre a doença que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, ainda é comum que as pessoas não saibam o que é autismo ou como lidar com portadores do transtorno.

De acordo com Suzane de Souza Vieira Costa, coordenadora do DASCA, o evento serviu para esclarecer e promover conhecimentos das causas, sintomas, bem como o tratamento do Autismo. “É muito importante as famílias observarem o comportamento diferenciado de uma criança para que seja feito o diagnóstico

A médica psiquiátrica Juracy Saraiva que ministrou a palestra, ressalta que o Autismo é um transtorno do neuro-desenvolvimento que tem características essenciais, considerados prejuízos persistentes na comunicação social de padrões repetitivos de comportamentos.

“O TEA - Transtorno do Espectro Autista é considerado um problema psiquiátrico e distúrbio neurológico que afeta a construção das relações sociais e afetivas. O autismo é divido em três categorias: leve, moderado e severo. Cada um desses graus possui características e tratamentos específico”, esclarece Juracy Saraiva.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE