segunda-feira, 8 de abril de 2019

Em Açailândia Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, dia15/04

“A meta é vacinar pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação”.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Imunização, realizará a 21ª. Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2019 no período de 15 de abril a 31 de maio, sendo o “Dia D” em 4 de maio. 

Para alcançar a meta de, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, a Secretaria de Saúde está fazendo a mobilização dos Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, gestores e técnicos das Unidades Básicas de Saúde do município para repassar orientações e ressaltar a importância de atingir a população alvo. A reunião acontecerá na próxima quarta-feira, (10) às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Rio Grande do Norte, centro.

A vacinação contra a Influenza acontece anualmente e tem o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes entre os grupos prioritários, escolhidos com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha começará com o atendimento de gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), no período de 15 a 19 de abril, que também poderão pôr em dia outras vacinas previstas nas cadernetas de saúde. 

Em relação a 2018, a faixa etária de vacinação das crianças foi ampliada em um ano. A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza será ofertada aos demais grupos prioritários, que são as pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Como a transmissão da doença é potencializada pela aglomeração de pessoas ou pela proximidade das relações interpessoais, também são alvo da campanha adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.
O período de incubação dos vírus Influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.

Por: Antônio Maria – ASCOM-PMA
_____________________________________________
Contato para a imprensa:   
Assessoria Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br
Telefone: (99) 99165-5164
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira, Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE