quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Reativação do transporte coletivo beneficia a população de Açailândia


Com a contratação de uma nova empresa de transporte de passageiros, que por sinal já estar circulando em Açailândia, o prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), consegue melhorar por um todo a qualidade nos serviços de mobilidade urbana, oferecendo a população um serviço digno, com qualidade e preço justo. E com isso, quem sai ganhando é a população.

A medida adotada e colocada em prática pela prefeitura municipal de Açailândia é correta, e visa exclusivamente respeitar as normas de segurança. Além disso, retira o município da clandestinidade, gerando emprego e renda na contratação de motoristas, cobradores, e auxiliares para atender a demanda da empresa responsável por explorar os serviços.

A medida tomada por parte da prefeitura Municipal, pode até parecer anti-popular por aqueles que adoram um retrocesso, mesmo assim, foi uma decisão correta. Um município da importância de Açailândia, não podia jamais conviver com um serviço público de péssima qualidade.

Entre os inúmeros benefícios que a população passa a contar por conta da decisão do prefeito Juscelino Oliveira, está o atendimento de transporte seguro, respeitando se as normas e regulamentação de transito, como exemplo, a meia passagem aos estudantes com carteira, beneficiários de gratuidade de transporte garantidos por Leis e etc.

Funcionamento do Sistema de Transporte Coletivo
É de responsabilidade das prefeituras, realizar a construção de vias, terminais, organização das linhas e horários de ônibus, implantar os pontos de parada, regular as tarifas e fiscalizar as empresas responsáveis pela operação do sistema.

Já as empresas de ônibus são responsáveis por conservar os carros, respeitar as leis de segurança, realizar a contratação e capacitação dos funcionários, cumprir as ordens da prefeitura e atender os passageiros com qualidade. Os passageiros também têm o seu papel, pois devem respeitar uns aos outros, cuidar do estado do transporte, pagar o valor cobrado pela tarifa e denunciar atos de vandalismo.

É no transporte coletivo municipal que são atendidos transporte gratuito garantido por LEI, tais como gratuidade de passagem para idosos, meia passagem para estudantes com carteira estudantil, dentre inúmeros benefícios social que impacta diretamente na vida de um município.

Redução de acidentes 
O uso do transporte público com qualidade apresenta menor risco de acidentes que o uso da motocicleta ou do automóvel. Isto decorre de fato da operação do transporte coletivo de qualidade ser mais cuidadosa em relação aos condutores e à manutenção dos veículos.

 A melhor forma de verificar existência de um risco menor é comparar a incidência de acidentes e as distâncias percorridas pelos veículos – o seu grau de exposição aos riscos. No Brasil, não existem bons dados sobre as distâncias percorridas pelos veículos, o que dificulta o calculo do índice de acidentes.

Mesmo assim, transporte coletivo segue sendo sinônimo de transporte público, restringindo os incentivos à inovação trazida pela livre concorrência e pela possibilidade de falência, inexistente quando se pode cobrir qualquer ineficiência com mais impostos e mais subsídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE