sexta-feira, 6 de julho de 2018

Atenção Básica de Saúde da prefeitura de Açailândia, apresenta saldo positivo no primeiro semestre.




A prefeitura municipal de Açailândia, por meio da Secretaria de Saúde tem intensificado ações, no sentido de melhorar  a saúde no município. Para isso, a Secretária de Saúde Kerly Cardoso, conta com total apoio do prefeito Juscelino Oliveira. E todos os dias, a equipe técnica da secretaria vem trabalhando na elaboração de novas ações, que busquem melhor em um todo, a saúde do município.

Veja o que diz o Sistema Ùnico de Saúde (SUS)

A Estratégia Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. 

De acordo com a enfermeira Solange Camargo Bandeira, coordenadora de atenção básica de saúde: "Para efetivar essas ações, são realizadas trabalho de equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde em Açailândia, formadas por: médico, enfermeiro, auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental".

"Nossas equipes de saúde da família tem estabelecido vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e resolubilidade da atenção". Disse a cordenadora.

A enfermeira Keydilane Sampaio, Supervisora de Estratégia em Saúde da Família informou que: "Além disso, nossa estratégia de trabalho tem sido: conhecer a realidade das famílias pelas quais somos responsáveis, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário". Disse a Supervisora.

Saldo Positivo
“Encerramos o primeiro semestre do ano com êxito, 24 Unidades Básicas de Saúde concluidas, destas, 9 UBS em áreas de zona rural, que funcionam com atendimentos 8h diárias. Produzimos nesse período, 39.351 atendimentos individuais, 71.435 visitas domiciliares e 619 atividades coletivas direcionadas a população de Açailândia”. Informou a secretaria de saúde Kerly Cardoso.

Segue algumas fotos das ações realizadas por nossas equipes.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE