Um trecho estratégico para o Estado do Pará da Ferrovia Norte-Sul
continua sem definição. A proposta de ampliar e integrar o sistema ferroviário
nacional promovendo a ligação entre os municípios de Açailândia, no Maranhão e
Barcarena, no Pará, definida como nova logística regional de transporte,
continua no papel.
A ideia inicial era fazer a interligação com o Complexo Portuário
de Vila do Conde. Mas desde 2012 o Governo Federal tenta, sem sucesso, atrair
investidores para o trecho, que passaria a ser um dos terminais de escoamento
da produção da região através de ferrovia.
Sem ter respostas sobre o projeto, considerado estratégico para o Pará, o senador Jader Barbalho (PMDB) solicitou ao Ministério dos Transportes, por meio de requerimento protocolado na mesa do Senado, informações sobre a prioridade da construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul em território paraense.
No requerimento, o senador destacou a importância da construção do trecho para a economia do Estado. Direcionado ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, Jader Barbalho enfatizou que o Pará precisa saber quando, efetivamente, o Governo Federal vai contemplar as prioridades do Estado.
“Trata-se de um projeto que possibilita romper as limitações de um rico território primário exportador que apenas contribui para a balança comercial do país. É vital para a economia paraense ampliar sua logística regional de transporte de minério de ferro e o desenvolvimento da exploração de outros minerais”, destacou no documento.
Jader quer informações sobre o atual estágio do projeto e se há
previsão para o início e a conclusão das obras de todo o trecho da Norte-Sul. O
senador também pede informações sobre a análise das Tomadas de Contas Especiais
feitas pelo Tribunal de Contas da União sobre os trechos com superfaturamento.
BENEFÍCIOS
A construção do trecho da EF 151 de Açailândia a Barcarena possibilitaria a extensão da malha ferroviária nacional em direção à extremidade oriental da Amazônia, onde a produção de bens de consumo e commodities também acompanha o crescimento em produtividade experimentado pelos demais produtores do Brasil.
O senador lembrou ainda que, uma vez construído o trecho Açailândia/Barcarena, a ferrovia criará condições favoráveis para a projeção de novos trechos ferroviários que vão permitir ampliar a competitividade dos produtos e serviços oriundos da Amazônia.
BENEFÍCIOS
A construção do trecho da EF 151 de Açailândia a Barcarena possibilitaria a extensão da malha ferroviária nacional em direção à extremidade oriental da Amazônia, onde a produção de bens de consumo e commodities também acompanha o crescimento em produtividade experimentado pelos demais produtores do Brasil.
O senador lembrou ainda que, uma vez construído o trecho Açailândia/Barcarena, a ferrovia criará condições favoráveis para a projeção de novos trechos ferroviários que vão permitir ampliar a competitividade dos produtos e serviços oriundos da Amazônia.
“A ligação ferroviária com a região Norte do Brasil assegura as
condições mínimas de aproveitamento para a conexão com a logística de
transporte instalada nas regiões da América Central e do Caribe na
possibilidade de acesso a esse mercado consumidor, com custos de logística mais
competitivos”, concluiu.
(Luiza Mello/Diário do Pará)
(Luiza Mello/Diário do Pará)
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