segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Prefeitura de Açailândia, prepara Dia D de Mobilização para campanha de multivacinação


A prefeitura municipal de Açailândia, por meio da secretaria de saúde e do setor de imunização do município, realizou no ultimo dia (8) sexta-feira, no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para tratativas sobre a campanha nacional de multivacinação no município.


O evento foi realizado no auditório da câmara municipal de vereadores, e foi direcionado aos servidores do setor de Vigilância em Saúde, bem como para os agentes comunitários de saúde (ACS), que são os responsáveis diretos, envolvidos com o setor de imunização.

Durante a audiência, a coordenadora do Setor de Imunização, a Enfermeira Adriana Parra, explicou detalhadamente os dados sobre o tema da campanha nacional de multivacinação, e falou ainda sobre as metas a ser alcançada na campanha desse ano 2017.

A Campanha Nacional de Multivacinação desse ano (2017) terá como foco principal, a priorização da Vacinação da Criança e do Adolescente, e será realizada de 11 a 22 de setembro, em todo o país.

Durante este período, os postos de saúde da rede pública municipal de Açailândia, tanto na sede, bem como no interior, oferecerão 16 tipos de vacinas para crianças e para adolescentes menores de 15 anos, de diferentes faixas etárias.

O Dia “D” será realizado em 16 de setembro, quando todos os postos de saúde da rede pública de Açailândia estarão abertos das 8h às 17h. Uma grande mobilização vai acontecer também na Praça da Bíblia.

De acordo com a secretaria de saúde do município Kerly Cardoso, O objetivo da campanha é ampliar o numero de pessoas ainda não vacinadas, e com isso, completar a tabela de vacinação.  Segundo ainda a gestora da saúde; “É fundamental que toda a população participe, comparecendo aos serviços de saúde levando a sua caderneta para que os profissionais de saúde possam analisar e fazer o registro de imunização de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, Disse Kerly Cardoso.

Os profissionais envolvidos na campanha, como os agentes de saúde, bem como os profissionais do setor de vigilância em  saúde, estarão mobilizados, nesse período. Durante a semana, as salas de vacinação estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Segundo a Coordenadora do setor de Imunização, “No sábado (16), dia ‘D’ de mobilização e divulgação nacional, as unidades ficarão abertas das 08h00min às 17h00min horas, sem intervalo de almoço. Informou a coordenadora do programa de imunização a enfermeira Adriana Parra.

Todas as 14 vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e as cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C), serão oferecidas durante a campanha.

Adriana Parra fez questão de agradecer o empenho de todos os envolvido na campanha, e ainda destacou o apoio da secretaria de saúde Kerly Cardoso para o sucesso da audiência, e posteriormente da campanha de vacinação.

Ainda de acordo com a coordenadora: “essas vacinas são da rotina, e disponibilizadas no Calendário Nacional de Vacinação. E nesse período, estaremos trabalhando para melhorar a cobertura vacinal e aperfeiçoar a logística dos serviços de saúde além de abrirmos uma oportunidade para que os pais ou responsáveis possam pôr em dia a vacina de seus filhos”, esclarece à coordenadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE