terça-feira, 19 de setembro de 2017

Saúde e segurança: Prefeito Juscelino Oliveira abre 1ª Semana de Prevenção de Acidentes de trabalho do (HMA).

O prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira (PCdoB), abriu ontem segunda-feira (18), a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho SIPAT 2017, do Hospital Municipal de Açailândia (HMA). O tema escolhido para esse ano foi o seguinte: “Trabalho + Segurança e Vida”. Na oportunidade foi apresentada a nova diretoria eleita da (CIPA) 2017. 

PRESENÇAS.
A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) está sendo realizada na ala administrativa do Hospital Municipal (HMA), e contou com a presença da secretária de saúde Kerly Cardoso, da diretora administrativa Bernadete Oliveira, dos médicos Dr. Valmir Martins Junior, Dr. Rodrigo Souza, Dr. Marco Antônio. Além do técnico em segurança do trabalho do (HMA) Antônio Carlos, e demais servidores.

MARCO HISTÓRICO
A implantação da (CIPA), é um marco histórico para o servidor público do Hospital Municipal de Açailândia, e marca o inicio de uma nova era, baseada no respeito e na valorização da classe. Antes da implantação da comissão interna de prevenção de acidente (CIPA), o servidor convivia diariamente com o risco eminente de contaminação.

FALA DO PREFEITO
Durante sua fala, o prefeito Juscelino Oliveira, enalteceu a importância do trabalho da comissão interna de prevenção (CIPA). Segundo o gestor: “O objetivo é integrar e conscientizar os servidores colaboradores, sobre a importância de proteger a vida no ambiente de trabalho. Zelar pela saúde do trabalhador é primordial. O servidor precisa se sentir bem e ter condições de segurança para realizar um bom trabalho”. Comentou o prefeito.

FALA DA SECRETARIA DE SAÚDE
A secretaria de saúde kerly Cardoso durante sua fala, ressaltou a preocupação e a luta constante do prefeito Juscelino Oliveira em busca de melhorias para a saúde. Além disso, elogiou o trabalho realizado pela comissão, e falou da sintonia de amizade e profissional existente entre a mesma, e a diretora administrativa Bernadete Oliveira, pois o trabalho em sintonia só enaltece e ajuda bastante nos acontecimentos positivos, como exemplo claro, é a nova realidade que é a comissão Interna de Prevenção de Acidente do Hospital Municipal.  Ressaltou kerly.

PROGRAMAÇÃO
Durante toda a semana, técnicos e médicos da secretaria de saúde dentre outros parceiros, estarão presentes ministrando palestras e mediando debates sobre diversos assuntos, incluindo a prevenção dos acidentes de trabalho no ambiente de trabalho, tais como contaminação no ambiente de trabalho, alimentação de qualidade, doenças sexualmente transmissíveis, o uso racional de medicação, entre outros.

Saúde e alimentação em equilíbrio, com a participação da nutricionista Tamires, prevenção de acidente com material perfuro cortante, com a participação da Dra. Karla Brandão.  Palestra sobre combate a incêndio, com a participação do técnico em segurança Aguinaldo.  Como melhorar o ambiente de trabalho através do relacionamento interpessoal, com a participação da psicóloga Dra. Elizabete de Fátima. Ginástica laboral, com a participação do educador físico Mohamed D’Avila.

ELEIÇÃO NOVA DIRETORIA
Ainda durante a abertura, foi apresentada a nova diretoria eleita  para o mandato de um ano, essa nova diretoria é formada pelos seguintes membros: Presidente Dr. Vicente Gerônimo. Vice-presidente Dr. Emanoel Santos. Técnico em segurança da (CIPA) Antônio Carlos. Membros, técnico em enfermagem Werlice Silva Brito, ASG Célia Maria Silva.

COMO FUNCIONA A CIPA?
As empresas públicas, privadas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes, solicitando medidas que previnam acidentes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE