segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Sábado de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo teve saldo positivo em Açailândia e a campanha continua até 31 de agosto

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde de Açailândia até as 17h de sábado (18). A campanha, iniciada no município no dia 06 de agosto, segue até o dia 31 deste mês.


Todo os postos de vacinação localizados nos bairros, além dos posts de vacinação montados em praças públicas, movimentaram o Dia D de prevenção contra a Poliomielite e o Sarampo em todo o município de Açailândia, além de outras localidades da zona rural.

A secretária de Saúde, Kerly Cardoso, juntamente com a coordenadora do Setor de Imunização Adriana Parra e equipe da Atenção Básica, percorreram alguns postos acompanhando o dia de vacinação, bem como informando que a partir de segunda-feira (20), a campanha será descentralizada, tendo continuidade em todas as UBS’s do município e zona rural.

"A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, até dia 31 de agosto, quando acontece o encerramento da campanha de vacinação. Ressalto ainda, que a campanha é uma convocação aos pais e responsáveis para levar as crianças de um ano a menores de cinco anos até um posto de saúde mais próximo de sua casa para serem imunizadas”, ponderou Kerly Cardoso.


A coordenadora do Setor de Imunização, Adriana Parra, lembra que a imunização não é só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou. No caso da vacina contra o sarampo, a tríplice viral que é aplicada protege ainda contra rubéola e a caxumba.

“A ação deste sábado,18, contou com a parceria e o trabalho d e todos
os profissionais da saúde do município que se envolveram diretamente na campanha, fazendo panfletagem, informando sobre a importância da vacinação, montando uma força tarefa com equipe nas ruas, fazendo pedágio, bem como na praça do Mercado Municipal, onde distribuíram panfletos e repassaram orientações sobre a vacina para adultos e criança durante todo o dia”, ressaltou Adriana Parra.

Dona Josenilde Ferreira, mãe de dois meninos, um de 4 anos e outro de 1 ano, destacou a importância de aproveitar o dia D para manter a imunização das crianças em dia. "Durante a semana é mais difícil por conta do trabalho, por isso, estava aguardando chegar o dia D, no sábado, para trazer meus filhos. A gente não pode descuidar da saúde das crianças e manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental", afirma.

A auxiliar de contabilidade, Vivian Mangela de Sousa dos Santos, chegou cedo para vacinar o filho João Paulo de 2 anos. Já a contadora Vitória Mangela levou os dois filhos, Vitor Segundo, também de dois anos e Maria Fernanda que tem um ano e seis meses. "Sempre estou atenta ao calendário de vacinação e às campanhas. Neste momento é importante que os pais levem as crianças, pois além de proteger nossos filhos estaremos evitando que eles transmitam alguma doença que pode ser fatal", finalizou.

ASCOM-PMA – Por: Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE