terça-feira, 30 de abril de 2019

Secretária Municipal de Educação participa de Seminário sobre Financiamento da Educação Básica: qualidade, eficiência e equidade

Evento desta quinta-feira, 25, reuniu especialistas brasileiros em um ciclo de debates sobre a situação do financiamento no ensino básico do Brasil. 
O Seminário foi promovido pelo deputado federal Gastão Vieira e aconteceu no último dia 25 de abril, no Anexo II na Câmara dos Deputados, em Brasília. A secretária municipal de educação de Açailândia, Maria Luiza Vieira, esteve presente junto com Nádia Janes Leite, coordenadora do Plano de Ações Articuladas. 
Também estiveram presentes a Mestra em Sociologia, Talita Silva, pesquisadora e responsável pelo Boletim IDados N.3 sobre o 'Perfil dos Futuros Professores'; o economista Naercio Aquino Menezes Filho, Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); o Doutor em Economia, Ricardo Batista Politi, Professor da Universidade Federal do ABC; e o psicólogo, Ph.D em Educação e Professor João Batista Araújo Oliveira, fundador e presidente do Instituto Alfa E Beto. 
O Seminário teve como objetivo proporcionar uma história panorâmica do financiamento da educação básica e evidências a respeito do impacto das políticas e práticas vigentes nas dimensões de qualidade, equidade e eficiência. 
Realizamos o primeiro seminário sobre financiamento da educação básica com boas expectativas. Um seminário totalmente técnico, com novas informações e cientistas com bastante conhecimento no assunto. Foi um evento totalmente apartidário do ponto de vista político. O número de informações que recebemos hoje é extremamente importante para a construção da educação brasileira”, finalizou o deputado Gastão Vieira. 
Segundo a secretaria de Educação, Maria Luiza. “O seminário teve como objetivo gerar uma discussão produtiva sobre quanto os recursos afetam a qualidade da educação, defendendo que os recursos precisam de destinação justa e regulamentada”, enfatizou. 
A prefeita de Rosário Irlahi Moraes representou a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) no seminário, que tem representantes de Açailândia e outras cidades e instituições do Maranhão. O evento conta, ainda, com a presença de parlamentares de vários estados, representantes do Ministério da Educação, do Unicef, do Inep, e entidades representativas de professores, educadores e técnicos. 
“A realização do seminário “Financiamento da Educação Básica: qualidade, eficiência e equidade" nos ajudou a entender melhor o que é preciso mudar, como garantir que os recursos destinados à educação sejam melhor utilizados e garantam de fato uma educação justa e de qualidade para todos.”, agradeceu o deputado Gastão Vieira. 
Fotos: FUNDEF
__________________________________________
Contato para a imprensa:  
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br
Telefone: (99) 99224-3839
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira,  Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE