Parceria Social inaugura novo modelo de interação O projeto Feirinha da Gente da Alumar mobiliza produtores locais


Os movimentos da produção e economia atuais estão cada vez mais na pauta de ação das empresas. Os empreendimentos estão dirigindo seus esforços para as comunidades que demandam um olhar diferenciado, no sentido de criar ambientes de trabalho com a perspectiva da parceria social.

A Alumar já conta com uma longa história de interação com as comunidades de São Luís e ampliou essa relação lançando a " Feirinha da Gente", um projeto inovador de venda de produtos hortifrutigranjeiros e artesanatos que integra consumidores, trabalhadores da fábrica e pequenos produtores. A iniciativa, realizada em parceria com as comunidades locais, promove inclusão social, sustentabilidade e distribuição de renda por meio da economia solidária. 

A Feirinha da Gente acontece a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, na rodoviária externa da Alumar, sempre no período da tarde e uma vez ao mês também no período da manhã. Para o gerente da Refinaria, Giuliano Siqueira, o projeto é uma oportunidade de estreitar cada vez mais a relação entre empresa e comunidade, “são nossos vizinhos, muitos deles com parentes trabalhando na fábrica, então é uma excelente e saudável oportunidade de nos conhecermos ainda mais, uma vez que já atuamos em diversos projetos nas comunidades”, afirma Giuliano.

Entre os produtores, o entusiasmo é grande. Dona Maria Máxima representa o grupo Damas da Roça, que reúne mulheres das áreas próximas à região do Rio dos Cachorros. Para ela, a iniciativa da Alumar “foi bastante inovadora, porque dividimos o mesmo território e nada melhor do que apresentar os nossos produtos aos colaboradores da empresa. Para as nossas comunidades, isso é muito importante. Oferecer o que temos de bom e de melhor, sem dúvida é uma parceria muito louvável,” conclui. 

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001.

Nenhum comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE

Tecnologia do Blogger.