terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Dia do Portuário é comemorado pelo setor 28 de janeiro marca o dia de abertura dos Portos no Brasil

Com quase 8 mil km de costa e 17 mil km de vias navegáveis, é fácil entender a vocação marítima do Brasil. O setor portuário gera riqueza para o país desde 1808, com a abertura dos portos às nações amigas. Com a instituição da Lei 12.815/2013, conhecida como a Lei dos Portos, milhares de empregos são gerados com investimentos em novas tecnologias e modernização, para atender às novas demandas do comércio marítimo.

Em São Luís, o complexo portuário é formado por um porto público, o Itaqui e dois Terminais de Uso Privado, dentre eles o Porto Alumar, com infraestrutura de dois berços de atracação e sistemas para recebimento de granéis sólidos/líquidos e embarque de alumina. Todo manuseio de carga do terminal da ALUMAR, ocorre por meio de equipamentos móveis e transportadores de correias/dutos de tecnologia de ponta, do píer até as áreas de tancagem/estocagem.

O superintendente do Porto Alumar, Domingos Reis, é otimista quanto às perspectivas de crescimento do mercado. Entre os motivos, ele cita a localização geográfica do estado: “estamos muito bem posicionados em relação aos nossos principais destinos de exportação, fator que favorece o crescimento da nossa região", afirma.

De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Porto do Itaqui movimentou mais de 25 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 12% na comparação com 2018. Para o presidente do Instituto Navigare e mestre em Direito Marítimo e Portuário, Saulo Gomes. "Os números demonstram a pujança da atividade e a possibilidade de novas vagas". Gomes explica que o setor oferece oportunidades em todos os níveis. "A dica que eu dou para quem quer atuar no setor portuário é: qualifique-se. Esteja atento às especializações, cursos, eventos e às redes de contato", finaliza.

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001.
O terminal da ALUMAR está em primeiro lugar no ranking de movimentação de recebimento de graneis sólidos na navegação de cabotagem (fonte: Antaq), dentre as TUP,s, movimentou em 2019 cerca de 14.4 milhões de toneladas de carga, com competência e segurança plena para seus colaboradores e seus ativos, cumprindo com brilhantismo a sua missão de valorizar e reconhecer o seu maior patrimônio, as pessoas. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE