sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Cooerma: Somos a primeira cooperativa de energia solar do Maranhão

A Cooperativa de Energia Renovável do Maranhão (Cooerma) é a primeira do gênero no estado do Maranhão, e está situada no município de Açailândia (MA). A organização foi criada através dos esforços do técnico em eletrotécnica Nilton Sezar Ferreira Barros que juntos a um grupo de  parceiros, resolveram de comum acordo  implantar esse  projeto tão importante, que visa gerar energia limpa  de forma sustentável.


Devido a questão de diminuição de custos de implantação, a Usina Solar da Cooerma está sendo implantada ao lado de uma subestação da Equatorial Energia no povoado Curvelândia município de Vila Nova dos Martirios-MA. A mesma ocupa uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, em terreno da própria cooperativa



Os gastos com a implantação do projeto é através de recursos dos próprios cooperados. Ao todo, serão instaladas 680 placas fotovoltaicas de 330W cada uma, que terá uma produção média de 33.320 KW/h por mês.

A energia gerada será injetada na rede da CEMAR, e o resultado da geração  será rateado entre os cooperados da COOERMA em suas unidades consumidoras, dentro do estado do Maranhão, no final de cada mês.



A previsão é que todo o quadro social da Cooerma tenha a conta reduzida em até 95%, isso levando em conta quantidade de cotas adquiridas. dai o  responsável só vai ter a obrigação de pagar apenas a taxa mínima para a CEMAR.

Dentre as vantagens de se produzir energia renovável (solar fotovoltaica) em cooperativa e não de maneira individualizada estão as isenções fiscais e o menor valor investido. Isso porque os custos são divididos entre os cooperados. Outro ponto é a mobilidade na produção, já que a mudança de endereço não afeta a produção de energia.


Posso me tornar um cooperado da COOERMA e poder abater um desconto na minha conta de luz? Pode sim, para isso basta entrar em contato com a cooperativa pelo telefone (99) 99122 7528 para obter todas as informações.

Quantos kwh posso abater na minha conta pela Cooperativa? Voce é quem decide a quantidade de kwh que voce quer e pode adquiri junto a COOERMA, 

Qual a vantagem de me tornar membro cooperado da COOERMA? Você não vai precisar ter painéis instalado em seu telhado, e ainda por cima vai pagar muito menos do que pagaria pelo mesmo sistema no mercado comum, ou seja algo em torno de 60 a 70% a menos. 

A  COOERMA financia meus painéis solares? Não!! Devido a mesma não ser enquadrada como fins lucrativo  não dispõe de recursos para fazer financiamento, pois a mesma trabalha usando  recursos do próprio cooperados

Qual o custo para me tornar um cooperado da COOERMA?  Para se tornar um cooperado você vai ter que pagar uma cota parte  no valor R$ 5.98  vezes a quantidade de kwh que você pretende descontar. Em seguida  dispor de recursos depositado na conta da COOERMA para que a mesma proceda a compra dos equipamentos, como a cotação de sistema solar é em dólar os cálculos só podem ser feito no dia da compra.  

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.
(99) 99122-7528  (99) 98405-7576

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE