quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Internet móvel 3G é coisa do Passado só serve como quebra galho, a onda agora é 4G em 700 Mhz. E agora?


Um tema bastante comentado nos últimos tempos, é relacionado o futuro da telefonia, seja a fixa, seja a móvel, a fixa estagnou, hoje é é usada com frequência em empresas e repartições públicas. Já a telefonia móvel celular que apesar de ter ganho alguns recursos a mais em suas redes, por outro lado encurtou a potência de transmissão, limitando o alcance das estações rádios base (ERBs) a cerca de 30 km de distância, e com isso atingiu em cheio as empresas rurais bem como toda cadeia proprudora rural.

Tentando reparar esse  erro grotesco, o Governo Federal através da Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a tempos atrás liberou o leilão da banda de 700 MHZ, para que as operadoras possam utilizar a mesma para tentar preencher essa lacuna, e tentar resolver uma questão social de comunicação com o homem e empresas do campo. 

Acontece que um dos problemas encontrado,  é que a frequência de 700 MHZ antes usada pela TV Analógica só transmite dados nas redes móvel, e ainda existe a dificuldade de se encontrar no mercado Nacional Equipamentos e acessórios para implantação desse tipo de  rede em áreas rurais. Mesmo assim, nem tudo está perdido, pois foi criado o VoLTE, e veja como funciona. 

O que é e como funciona o VoLTE? 

VoLTE é a nomenclatura que representa a tecnologia de chamadas de vídeo e voz através da rede LTE, conhecida também como 4G. No Brasil, as chamadas de voz utilizam as redes GSM e WCDMA, enquanto as redes 3G e 4G são responsáveis pelas transmissões de dados para navegação de internet. O VoLTE permite a transmissão de chamadas de voz ou vídeos através da rede 4G, por meio do protocolo IP entre dois dispositivos compatíveis. Com o VoLTE as chamadas são tratadas como dados, e operam dentro da frequência e do padrão LTE. 

Nilton Sezar Ferreira Barros
È técnico em eletrotécnica 
especialista em telefonia 
Celular Rural e Energia Solar

Açailândia-MA

(99) 99122-7528
(99) 98405-7576

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE